12 NOV 2019
Prefeitura e UFSM trabalham na revisão do Plano Diretor

A revisão do Plano Diretor de Cachoeira do Sul, iniciada no mês de abril, quando o prefeito Sergio Ghignatti designou a comissão responsável, segue sendo trabalhada por servidoras da Prefeitura e professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM. Todas as terças-feiras pela manhã, o grupo se reúne na Secretaria de Planejamento para os estudos do Plano atual, em vigor desde o ano de 1983.

Para que a UFSM dê suporte ao estudo, está sendo firmado um termo de cooperação técnica que já foi assinado pelo Reitor Paulo Afonso Burmann e será assinado pelo prefeito Sergio Ghignatti na semana que vem. Este acordo tem como objeto a conjugação de esforços entre o município e a UFSM para propiciar a elaboração de um estudo técnico que irá subsidiar a revisão do Plano Diretor Urbano e da Paisagem do Município de Cachoeira do Sul. Este estudo técnico inclui, entre outros, análise do perímetro urbano, da paisagem, do uso e ocupação do solo e dos índices urbanísticos. Como contrapartida, a Prefeitura fará a contratação de 5 estagiários da Universidade – 3 de Arquitetura e Urbanismo, 1 de Engenharia de Transporte e Logística e 1 de Engenharia Agrícola. O convênio dos estágios já está celebrado e em breve será feita a seleção dos estudantes.

Conforme informações das arquitetas Márcia Heck e Cristine Coelho, da Secretaria de Planejamento, a comissão concluiu a fase de compreensão do Plano atual, contando também com as alterações ocorridas desde que o Plano está em vigor, estas enviadas pela Câmara de Vereadores. Atualmente, a comissão trabalha na análise de como se deu a evolução urbana da cidade, assim como seu desenvolvimento e quais das premissas que nortearam o Plano em 83 se confirmaram com o passar dos anos.

Comissão

A Administração Municipal escolheu trabalhar com uma comissão de servidores e com o apoio da UFSM para que o plano construído seja completo e personalizado ao invés de contratar uma empresa de fora para fazer o trabalho. Fazem parte do grupo de trabalho a secretária de Planejamento, Rosimeri de Arreal, as arquitetas Márcia e Cristine, e as professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM – Letícia de Castro Gabriel , Bárbara Maria Giaccom Ribeiro, Raquel Weiss, Renata Zampieri e Verônica Donoso.