12 NOV 2019
Sexta-feira tem Jogos Universitários de Cachoeira do Sul

Centenas de universitários participarão nesta sexta-feira da primeira edição dos Jogos Universitários de Cachoeira do Sul.O objetivo do evento é incentivar a prática esportiva e a interação entre os universitários da cidade e da região. Já estavam confirmados universitários da Uninter, Ulbra, UFSM e UERGS.

Para marcar a primeira edição da iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Desportos, a homenagem será ao professor Luiz Antonio Silva Dias, o Tonho, que dará nome ao troféu destinado a universidade que somar a maior pontuação. Nesta terça-feira, a equipe da Secretaria de Desportos e o prefeito em exercício, Cleber Cardoso apresentaram o troféu para homenageado, que se emocionou com o reconhecimento. Além do troféu geral da competição, haverá premiação em medalhas para os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria.

As disputas acontecerão nas modalidades de: basquete (masculino e feminino), xadrez (misto), futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino) e truco – trio (Misto). A abertura dos Jogos Universitários será na sexta-feira, às 8h, no Ginásio Derlizão. Na sequência, no mesmo Ginásio, começa a disputa do futsal. Somente nesta modalidade são esperados cerca de 120 universitários.

SORTEIO - Nesta quarta-feira acontece o sorteio das chaves e confrontos. As finais de todas as modalidades acontecerão na noite de sexta-feira, à noite no Derlizão, onde também serão entregues as premiações.

Importante

O recurso para pagamento de arbitragem, aquisição de troféu e medalhas e o material esportivo são de uma emenda impositiva do vereador Jeremias Madeira.

Quem é Tonho Dias

- Luiz Antônio Silva Dias,72 anos, natural de Sobradinho;

- Professor de Educação Física do Estado a título precário a partir de 1969;

- Formado em Educação Física em 1973 pela ESEF (Escola Superior de Educação Física – UFRGS);

- Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior na Escola de Educação da UFRGS;

- Professor de natação na ESEF Cachoeira do Sul por 14 anos;

- Técnico de natação na Sociedade Rio Branco por 22 anos. Equipe várias vezes campeã estadual e atletas campeões gaúchos e sul brasileiro. Graças aos notórios resultados da equipe de natação, o clube foi agraciado com uma caldeira pelo CND (Conselho Nacional dos Desportos);

- Professor de basquete na ESEF e Sociedade Rio Branco e professor do estado por 36 anos;

- Fundador da primeira escola de natação da região em 16 de outubro de 1989. Em outubro desse ano (2019) a escola acaba de completar 30 anos. Na escola, sempre promoveu projetos sociais com escolas municipais e inclusive com o Asilo Nossa Senhora da Medianeira de Cachoeira do Sul.