17 DEZ 2019
UFSM cria cartilha de calçadas

O Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot) da UFSM/Cachoeira do Sul apresentou a Prefeitura de Cachoeira do Sul uma “Cartilha de Calçadas”, manual editado para auxiliar os proprietários e administradores de imóveis a construir e manter os passeios públicos da cidade, orientando o uso de pavimentos e a construção de passeios pavimentados. Todo o conteúdo é baseado na legislação vigente, em especial a relativa à Política da Pessoa com Deficiência, Norma Técnica Brasileira, NBR 9050/2015 e Leis Municipais 2.517/1992 e 4.270/2013.

O documento possuiu 16 páginas e será utilizado pela Prefeitura, principalmente pela Secretaria Municipal de Obras, como instrumento de padronização, fiscalização e manutenção das calçadas. “Nosso objetivo foi criar um instrumento claro e útil. A cartilha não cria nada novo, mas reúne as informações necessárias sobre o assunto em um único documento, de uma forma didática e com uma linguagem acessível”, explicou o professor Alejandro Ruiz Padillo.

A cartilha traz informações como dimensões das calçadas, responsabilidade por elas, pisos permitidos, uso do piso tátil, acesso de veículos, rebaixamento, calçadas verdes, árvores aconselhadas e árvores proibidas, drenagem, entre outros.

Você sabia?

- A responsabilidade pela construção e manutenção das calçadas em frente a parques, jardins e prédio municipais é da Prefeitura?

- Em ruas que possuam meio-fio, os proprietários de terrenos, edificados ou não, são os responsáveis pela pavimentação da calçada dentro dos padrões estabelecidos?

- As calçadas devem ter no mínimo 2,2 m de largura, sendo 1,5 m livre e 0,70m de serviço (postes, sinalização, árvore), com altura mínima de 2,10m?

- As calçadas devem ter superfície antiderrapante e plana, com revestimento resistente e uniforme?

- Ipê, cerejeira, pitangueira e guajuvira são árvores aconselhadas para plantio em calçadas?

- Tipuana, uva do japão, figueira, pinus, figueira e goiabeira estão na lista de árvores proibidas para o plantio em calçadas?

Cartilha das calçadas

Realização: Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot) da UFSM/Cachoeira

Acadêmicos: Tailor Johann Bueno, Alexandre Grings e Vagner Stefanello

Docentes: Alejandro Ruiz Padillo e Brenda Medeiros Pereira

Apoio: Secretarias Municipais de Planejamento, Obras e Meio Ambiente, Associação de Portadores de Deficiência Física e Associação dos Deficientes Visuais e Cegos de Cachoeira.