21 JAN 2020
Secretaria de Meio Ambiente apresenta balanço das atividades de 2019

O Secretário Ronaldo Trojahn e sua equipe apresentaram na última semana o balanço das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente durante o ano de 2019.

De acordo com Trojahn, as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente são bastante amplas e atendem várias frentes de trabalho, passando pela limpeza urbana, manutenção do Zoológico Municipal, do Cempra, cuidado com as 27 praças da cidade, atividades de educação ambiental e departamento de licenciamento ambiental. Confira:

O que a Secretaria de Meio Ambiente fez em 2019

- Aquisição de um reboque para transporte de animais.

- Melhorias no Centro Municipal de Proteção Animal – CEMPRA.

- 294 adoções de cães em eventos, por telefone, por Facebook.

- Doação para a ONG SOS Animais os animais que foram apreendidos pela Brigada Militar.

- Aquisição de 300 chips para chipagem de animais.

- Apreensão de 21 bovinos e 62 equinos em vias públicas.

- Aumento de 50% na quantidade de castrações de cães, passando de 10 para 15 por mês.

- Parceria com o curso de veterinária da UFSM, para onde são levados os animais de grande porte que encontram-se adoentados.

- Chipagem de 228 animais entre cães e gatos.

- Realizadas 228 castrações em caninos e felinos.

- Chipagem de aproximadamente 100 cavalos.

- Prestação de 143 atendimentos veterinários em cães de rua.

- 55 palestras de educação ambiental, principalmente em escolas.

- Projeto Riquezas Ambientais de Cachoeira do Sul em parceria com a Coordenadoria da Juventude, o qual possibilitou a realização de mais de 32 palestras em escolas e na Indústria do Conhecimento.

- Através do recurso do Fundo Compartilhado da CORSAN realizou-se várias atividades de Educação Ambiental: FEMA, Pedalada Ecológica, Trilha no Rio Jacuí, Formação de Professores em Vera Cruz, Cubra Cachoeira de Verde, Meio Ambiente No Meu Ponto de Vista, etc.

- O Departamento Ambiental emitiu 98 licenças ambientais.

- Departamento Ambiental gerou R$ 258.651,73 em taxas de licenciamento ambiental, sendo que R$ 64.080,96 já ingressaram nos cofres públicos.

- Emitidos 97 alvarás florestais (corte, poda etc…).

- Elaboração de laudos justificando o manejo das árvores históricas no centro do Município, conforme acordo com o MP.

- Poda de árvores históricas e com risco de queda

- Construção de um novo recinto para a onça.

- Construção de recinto mais amplo para pássaros.

- Reforma do recinto onde atualmente está o puma.

- Construção de um galpão no Zoológico Municipal para guardar material e para execução das atividades em dias de chuva.

- Melhoria da estrutura do Zoológico, como calçamento, iluminação, jardinagem, etc.

- Instalação de 2 bebedouros no Zoológico Municipal

- Construção de novo recinto para os macacos Rhesus.

- Construção de um Ambulatório no Zoológico Municipal.

- Instalação de uma praça nova no Bairro Habitar.

- Reforma geral na Praça Borges de Medeiros com playground novo.

- Revitalização da praça do Bairro Vila Verde.

- Revitalização da praça de brinquedos da creche Nossa Senhora Aparecida.

- Construção de uma nova praça de brinquedos no Bairro FUNCAP e das Nações e cercamento da Praça Acido Witteck

- Instalação de brinquedos para cadeirantes em três praças da cidade.

- Construção de um prédio com 4 sanitários na Praça José Bonifácio

- Semana do descarte de inservíveis

- No dia Mundial da Água foi realizada panfletagem nas Cinco Esquinas.

- Realização de vários mutirões de limpeza de lixo descartados em locais impróprios.

- Servidores auxiliaram várias outras secretarias em suas atividades como limpeza, transporte, em eventos, etc.

- Doação de mais de 3.000 mudas de árvores para escolas, Rotarys, parcerias, etc.

- A empresa Lógica Assessoria Ambiental está realizando o Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

- A empresa Lógica Assessoria Ambiental está atualizando o Plano Municipal de Saneamento.

- Já foi licitado a empresa que fará a remediação do Aterro Sanitário.

- Já foi aprovado pela Câmara de Vereadores financiamento para construção de um prédio novo para a estação de transbordo de resíduos com possibilidade para instalação de unidade de triagem de lixo.

- Nova licitação de recolhimento, transporte e destinação do lixo, aumentando de 100 para 350 contêineres, reduzindo em mais de R$80 mil mensais o valor gasto com este serviço.

- Construção de um novo galpão para o transbordo.

- Aquisição de uma camionete 4x4 para fiscalização e uma Oroch para o Setor de Parques e Jardins.