21 FEV 2020
Nota da Vigilância Epidemiológica sobre Meningite

NOTA INFORMATIVA Nº 01- 2020 - MENINGITE

Meningite – é caracterizada por um processo inflamatório das meningites, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias, no entanto outros agentes etiológicos também podem causar meninge, como fungos e parasitos. É uma doença de notificação e investigação compulsória.

Em Cachoeira do Sul, até hoje (21/02/2020), ocorreu um caso que está em investigação, que conforme exames preliminares, aguardando exames oficiais do laboratório de referência LACEN, descarta meningites por haemophilus e Doença Meningicócica. As meningites virais são causadas por vírus e 85% delas têm, como agente viral, os enterovírus. É caracterizada por um quadro clínico com evolução autolimitada e benigna, não há tratamento específico e geralmente requer apenas a terapia de suporte. As manifestações clínicas assemelham-se às viroses em geral. O Streptococcus pneumoniae (pneumococo) pode causar doença invasiva (meningite, pneumonia, sepse e artrite) e não invasiva (sinusite, otite média, conjuntivite). Existem mais de 90 sorotipos deste agente. Na rede pública está disponível uma vacina com proteção para 10 subtipos mais incidentes nas crianças, faixa etária mais acometida por esta bactéria. Entre as meningites bacterianas a Doença Meningocócica (DM) continua sendo o principal objetivo da vigilância das meningites pela possibilidade de casos secundários e a capacidade de produzir surtos. A principal medida de controle a ser desencadeada nas Doenças Meningocócicas (DM) para reduzir o contágio e, consequentemente, o número de casos é a notificação e investigação oportuna da suspeita para a pronta administração da quimioprofilaxia aos contatos próximos do caso suspeito. Em situações específicas de surto de DM pode ser considerada a vacinação, desde que o sorogrupo que está causando o surto seja conhecido e se tenha a vacina disponível. A decisão de vacinação em um surto é acordada entre as três esferas de governo.

Outras medidas importantes são:

• Higienização das mãos;

• Higienização do ambiente;

• Ventilação do ambiente;

• Não compartilhamento de utensílios.

No RS, a situação epidemiológica das meningites encontra-se dentro do esperado, comparado aos anos anteriores. Em 2019 apenas foram notificados casos isolados, sem vinculação a outros casos, não tendo sido detectado nenhum surto. A Vigilância Epidemiológica do Município está atenta a possíveis suspeitas e realizando todos os procedimentos necessários segundo as orientações do Ministério da Saúde.

Andréa Corrêa Santos

Vigilância Epidemiológica