27 FEV 2020
Definido o reajuste dos servidores municipais para 2020

O prefeito Sergio Ghignatti se reuniu na manhã desta quinta-feira com o Siprom (representando os professores municipais) e Simcasul (representando os servidores do quadro geral) para definir o reajuste dos servidores municipais para o ano de 2020 e também o do vale-alimentação (Refeisul). Ficou definido que magistério municipal terá um reajuste de 12,84%, índice estipulado pelo Ministério da Educação e que será cumprido integralmente pela administração municipal. Assim o básico de um professor com carga horária de 20 horas semanais passa de R$ 1.278,87 para R$ 1.443,12, uma diferença de R$ 164,25.

Para os servidores do quadro geral, será concedida revisão geral anual de 4,48%, referente INPC do período, mesmo índice aplicado para o reajuste do salário mínimo e mais 0,52 pontos percentuais de reajuste, totalizando 5% de aumento. Para os agentes políticos, que são os secretários municipais, procurador-geral do Município, prefeito e vice-prefeito, será concedida somente a revisão geral anual de 4,48%, sem o ganho real.

O encontro definiu também o reajuste do vale-alimentação que passará de R$ 325,00 para R$ 340,00. O reajuste compreende o índice de 4,48%, com o arredondamento previsto em lei. A Secretária da Fazenda, Viviane Santana Dias frisou que o pagamento dos valores que ficaram em atraso referente aos meses de janeiro e fevereiro, será em duas parcelas. “Vamos pagar a folha de março já com o reajuste. Junto, pagaremos o mês de janeiro. No mês seguinte, quitamos o retroativo ao mês de fevereiro”, explicou.

Mesmo diante da crise financeira enfrentada pelo Município, o prefeito Sergio Ghignatti tomou como prioridade a garantia do pagamento do piso nacional do magistério, o que vem sendo cumprido desde janeiro de 2019 pela administração municipal.

“Fizemos um grande esforço para chegar a este índice para os servidores do quadro geral e para garantir o cumprimento do piso nacional do magistério, compromisso assumido por mim e que vou honrar, apesar de todas as dificuldades. Além disso, precisamos estar cientes de nosso compromisso de governo, que vem sendo mantido durante toda a gestão, que é pagar a folha em dia, pois sabemos que isso traz também impacto positivo para a economia da cidade”, enfatizou Ghignatti.