25 JUN 2020
SMEd fornece alimentação escolar aos estudantes das escolas municipais

Diante da previsão de manutenção da suspensão das aulas, atendendo a decretos estaduais, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) por meio do setor de alimentação escolar teve uma ideia: que as escolhas preparassem alimentos e distribuíssem aos estudantes e seus familiares para consumo em suas residências.

Entre as preparações produzidas pelas escolas, que possuem alimentos em estoque estão: sopão de legumes, sopão de carne, carreteiro, risoto de frango e cachorro quente de carne moída. Esses alimentos estão sendo entregues, durante a segunda quinzena de junho, junto com as atividades pedagógicas, seguindo as orientações de higiene para evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19).

As escolas estão utilizando principalmente alimentos congelados, com prazo de validade até agosto. A Smed segue recebendo as parcelas de recursos financeiros do FNDE para atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que encontram-se aplicados em conta específica.

De acordo com a Secretária de Educação de Cachoeira do Sul, Ana Margarete Vivian Machado, desde março deste ano, com a situação de suspensão das aulas em função da pandemia do coronavírus (Covid-19), a SMEd vem adotando uma série de ações relacionadas à oferta de alimentação escolar aos estudantes da rede municipal de ensino.

A Secretaria de Educação, junto com a equipe do setor de alimentação escolar vem acompanhando as orientações e determinações da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul com relação ao retorno das aulas. Em função da incerteza da data de retorno e considerando a necessidade de oferta de alimentação aos escolares, foram elaborados kits de alimentos, com os produtos que as escolas possuíam em estoque e que seriam utilizados na preparação da alimentação e que poderiam perder o prazo de validade caso não fossem distribuídos. Neste contexto, foram elaborados pelo setor de alimentação escolar 121 kits de alimentos em 1º e 2 de abril, e distribuídos pelas escolas aos estudantes em vulnerabilidade social. Nos meses de maio e início de junho, em função do pequeno quantitativo de alimentos, as próprias escolas que tinham os produtos fizeram a entrega aos estudantes.

Mais kits de alimentos serão distribuídos nos próximos dias

Nos próximos dias, novos kits de alimentos serão distribuídos aos estudantes da rede municipal. A destinação é baseada na Lei Federal nº 13.987/2020 que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica.

O valor nutricional de cada alimento foi considerado para compor a organização do kit para cada estudantes e optou-se por priorizar a oferta de alimentos fornecidos pelos agricultores familiares. Irão compor os kits: arroz, feijão, óleo de soja, leite, maçã e, conforme disponibilidade dos agricultores, três dos seguintes alimentos: batata inglesa, batata doce, aipim, moranga cabotiá, moranga verde, repolho, cenoura, beterraba e laranja.

Todos os estudantes da rede municipal de ensino receberão os kits de alimentos, que serão montados nas próximas semanas. Cada escola municipal de educação infantil e de ensino fundamental organizará a distribuição para as famílias. Com cada kit, a família receberá orientações sobre higienização dos alimentos e sobre alimentação saudável. A distribuição dos kits contará com a parceria do Exército, Brigada Militar e Secretaria Municipal de Agricultura.

Importante

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), órgão que acompanha e fiscaliza a execução do PNAE, foi informado e está de acordo com as ações que estão sendo realizadas.

25/06/2020
Distribuição de alimentos para os alunos das escolas municipais