11 JUL 2020
Cachoeira apoia recurso para revisão da bandeira vermelha

O Prefeito Sergio Ghignatti encaminhou na tarde de hoje à Associação dos Municípios do Centro Serra – AMCSERRA documento de apoio e adesão ao recurso que será enviado por essa Associação ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pedindo a revisão da classificação da Região em Bandeira Vermelha.

O recurso, conforme Decreto Estadual nº. 55.240/2020, deve ser enviado por uma associação e, por isso, a AMCSERRA encaminhará a documentação via formulário do Governo do Estado.

Mesmo autorizada a manter-se com regras de Bandeira Laranja na próxima semana, Cachoeira do Sul está apoiando o recurso, pois entende que há critérios que podem ser analisados pelo Estado com mais razoabilidade. Do total de 12 cidades da Região 27, apenas 4 não podem adotar o regulamento de Bandeira Laranja.

O principal motivo da manifestação em recurso é o fato de que as hospitalizações no HCB, por regulação do Estado, estão ocorrendo com pacientes vindos de fora da Macrorregião, e estes dados impactam negativamente na nota regional.

“Não discutimos a questão da obrigatoriedade de atendimento, porque isto, além de ser legalmente correto, é humanitário e solidário. Apenas queremos que a análise dos dados não se dê para prejuízo de Cachoeira do Sul e região. Chegamos a ficar por 5 dias sem novos casos confirmados. Queremos que o esforço de nossa população seja reconhecido pelo Governo do Estado.”, disse o Prefeito Ghignatti.

Além da AMCSERRA, Cachoeira do Sul também encaminhou seu manifesto aos municípios da macrorregião, como Lajeado e Santa Cruz do Sul, para que possam anexá-lo aos seus recursos, caso entendam pertinente.