17 JUL 2020
Nova rodada das bandeiras: prefeito reuniu entidades para tratar do assunto

Na expectativa da divulgação das bandeiras do distanciamento controlado no final da tarde desta sexta-feira (17), o prefeito Sergio Ghignatti junto com o HCB conversou nesta manhã om representantes de diversas entidades empresariais (Cacisc, CDL, Sindilojas), Sindicato dos Comerciários, Exército e Brigada Militar para apresentar os itens que compõe a nota conjunta divulgada neste dia, tratando da situação de Cachoeira do Sul e da Região 27 no Distanciamento Controlado do Estado.

O HCB expôs as considerações sobre a questão de leitos de UTI, ressaltando que a capacidade já foi duplicada de março até agora, passando de 10 para 20 leitos. O superintendente Luciano Morschel explicou os três motivos que inviabilizam neste momento a criação de novos leitos, sendo o principal deles a escassez de profissionais, especialmente médicos, aptos para o atendimento de pacientes graves em UTI.

Os outros motivos são a falta de espaço físico, sendo informado pelo superintendente do HCB que o aumento de leitos UTI Covid impactaria na redução de cirurgias eletivas, o que incluí oncologia, neurologia e cirurgia geral e a dificuldade da compra de medicamentos fundamentais para uso em pacientes em UTI.

PACIENTES FORA DA MACRO – O prefeito frisou que espera ainda para esta sexta-feira a resposta ao pedido feito à Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, para que os pacientes de fora da macrorregião a qual pertence Cachoeira do Sul, são sejam mais contabilizados para o indicador que trata do aumento do número de pacientes hospitalizados com Covid 19, especialmente em leitos de UTI.