03 AGO 2020
Sistema de geração de energia elétrica por meio de placas solares será entregue amanhã

O sistema de geração de energia por painéis solares instalados no Ginásio Derli Steimetz será entregue oficialmente amanhã, terça-feira, às 10 horas, para a Prefeitura de Cachoeira do Sul. O prefeito Sergio Ghignatti participará do ato, assim como o diretor da UFSM/Campus Cachoeira, Rogério Brittes, e representantes da empresa Efall, responsável pelas instalações.

A instalação das placas faz parte do conjunto de dois projetos dentro da Chamada Pública de Projetos da RGE, a qual a Prefeitura de Cachoeira do Sul foi beneficiada ainda com a substituição de 558 lâmpadas de vapor do sódio por lâmpadas de LED em diversas vias públicas e a substituição de 185 luminárias LED tubular e bulbo no prédio que compreende a Secretaria de Administração, Fazenda e Educação.

De acordo com o engenheiro eletricista da Prefeitura, Guilherme Schimidt, o sistema de geração de energia por painéis solares terá capacidade nominal de aproximadamente 104,025 kWp, gerando energia para atender o Estádio Joaquim Vidal, a Secretaria de Obras e as Escolas Baltazar de Bem, Dr. Getúlio Vargas, Maria Pacico Freitas, Taufik Germano, Creche Apcrim e Creche Sonho Meu. O sistema,  formado por 285 placas de 365W, já está em funcionamento desde a semana passada. “O que não usarmos voltará para a Prefeitura em créditos para compensar em outras contas. Estimamos que cerca de 95% do que for gerado se tornarão créditos”, explica Guilherme.

ECONOMIA – A estimativa é que com a troca de 558 lâmpadas por iluminação de LED, a troca de lâmpadas das secretarias e a usina de geração de energia solar, a economia da Prefeitura de Cachoeira do Sul vai girar em torno de R$ 320 mil por ano. Este projeto terá um investimento de R$ 1,4 milhão por parte da RGE. Somente no sistema de geração de energia o investimento é de R$ 523,2 mil.