10 AGO 2020
Mundo do trabalho nas mãos da gurizada

O mercado trabalho se torna mais exigente a cada dia. E são os jovens que encontram maior dificuldade de ingressar neste mundo tão concorrido. Foi pensando neste público, que ainda está dentro das salas de aula e precisam se preparar em breve ir em busca de um trabalho que a Secretaria de Trabalho e Ação Social preparou uma apostila que será distribuída aos estudantes com mais de 14 anos, das escolas municipais e estaduais de Cachoeira do Sul.

A proposta inicial do projeto era estar diretamente em contato com os estudantes, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). No entanto, devido a pandemia do coronavírus, a equipe do Acessuas montou novas estratégias para levar a ideia adiante e definiu pela produção e distribuição das apostilas para levar o conteúdo diretamente ao seu público-alvo.

O material didático e interativo sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho foi produzido pela equipe do Acessuas. Cada polígrafo possui 25 páginas que trazem uma noção de como fazer um currículo, entrevista de emprego e carteira de trabalho. De acordo com a coordenadora do Acessuas, Daniela Romcy, o material didático, além de leituras, terá atividades dinâmicas, informará como ter acesso a sites e recursos audiovisuais relativos ao tema proposto.

Ao longo das leituras o estudante será convidado a fazer um plano individual, sistematizando seus sonhos, objetivos, projetos, os caminhos que poderá percorrer para se inserir no mercado de trabalho, tudo isso, a partir dos conhecimentos adquiridos. Esse material será devolvido e encaminhado para as escolas e/ou equipe do Acessuas. É importante frisar que a devolução do plano individual será fundamental para a entrega dos certificados.

“Ao final da leitura, acreditamos que o aluno terá assimilado aprendizagens que lhe permitirão enfrentar com mais aptidão os desafios relativos ao mundo do trabalho”, frisa Daniela.

MUNDO DIGITAL – Para aproveitar a facilidade que maioria dos jovens tem com as tecnologias, o polígrafo traz ainda QR Code para acessar vídeos e o passo a passo de como fazer a carteira de trabalho, tudo através do APP do smartphone.

Para oferecer mais uma ferramenta de contato com os estudantes e acompanhar o processo de aprendizagem, sanando qualquer dúvida que possa surgir, a equipe do Acessuas disponibilizou na apostila contato via whatsapp.