28 OUT 2020
Escolas municipais e estaduais recebem 213 novos notebooks

O secretário Estadual de Educação Faisal Karam, esteve em Cachoeira do Sul nesta quarta-feira (28) para a solenidade de entrega de notebooks, um kits de robótica educacional e um kit de eletrônica para 20 escolas de Cachoeira do Sul: 15 escolas estaduais e 5 escolas municipais.

A destinação dos equipamentos está dentro do projeto Educação Gaúcha Conectada (Iniciativa BNDES Educação Conectada) para as escolas municipais e estaduais do município, beneficiando cerca de 8,6 mil estudantes do ensino fundamental e médio.

O Município, junto com Santa Maria, representa toda a região sul do Brasil no projeto que tem a parceria entre a Prefeitura de Cachoeira do Sul (SMEd), Secretaria de Educação do Estado (24ª CRE) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),e conta com apoio técnico do CIEB e parceria da Fundação Leman e Itaú Social e deve contribuir para acelerar a implantação do Programa de Inovação Educação Conectada do MEC. Para beneficiar Cachoeira do Sul o investimento foi de R$ 2.710.950,00.

Um projeto em conjunto entre as duas cidades precisou ser construído em 2018 para que o Educação Gaúcha Conectada se tornasse realidade. Ainda em 2019 foi necessário a administração municipal dar o aceite no projeto para que o Município, tanto as escolas da rede municipal quanto da rede estadual, pudessem ser beneficiadas.

Para a implementação do programa, cada escola recebeu capacitação para a realização de atividades pedagógicas que incentivem uma mudança metodológica, promovendo a construção do conhecimento e o protagonismo dos estudantes por meio de metodologias ativas.

Os números

Rede Municipal

- 1770 alunos do Ensino Fundamental

- 160 professores