23 NOV 2020
Aumento de casos de Covid-19 faz Prefeitura reduzir em 1 hora o funcionamento das atividades econômicas

A Prefeitura de Cachoeira do Sul deve publicar ainda nesta segunda-feira (23) um novo decreto municipal restringindo em 1 hora o funcionamento de todas as atividades econômicas no Município. A medida restritiva é uma forma de alertar a comunidade de que a situação, devido ao crescimento do número de casos de Covid-19, vem piorando de forma drástica e também reduzir o tempo de circulação das pessoas na rua. Nos últimos 7 dias foram registrados 78 novos casos. Hoje são 96 casos ativos no município.

O prefeito Sergio Ghignatti teve encontro na manhã desta segunda-feira com um grupo de representantes da comunidade para tratar das novas medidas restritivas para tentar frear o avanço da doença. “Não quero tomar atitudes isoladas ou intempestivas. Mas medidas precisam ser adotadas para que os cachoeirenses entendam que não voltamos nossa vida ao normal e que há muitos casos de Covid na cidade. Além disso, temos mais um fator negativo: foram reduzidos de 8 para 5 o número de leitos habilitados pelo SUS no HCB. Isso também pesa em nossas decisões”, frisa Ghignatti.

AÇÕES – Uma das ações dos últimos dias foi confirmar a manutenção do hospital de campanha como ferramenta de retaguarda em caso de lotação do HCB. Além disso, neste final de semana os fiscais da Prefeitura fizeram o fechamento da Rua 7 de Setembro e David Barcelos para evitar aglomerações. A equipe da Defesa Civil fez o fechamento do acesso à Praia Nova. De acordo com o chefe da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, a equipe contabilizou 503 carros orientados a fazer o retorno para que não acessassem o balneário.

Comércio chamado a retomar os cuidados de higiene e distanciamento

A presidente da Cacisc, Maria Luiza Bonini e a vice-presidente da CDL, Juliana Jaeger, que participaram do encontro nesta segunda-feira, terão a missão de sensibilizar os seus associados para que sigam as orientações de higiene e distanciamento para evitar medidas ainda mais restritivas.

A fiscalização da Prefeitura vem encontrando em suas vistorias muitos comerciantes e comerciários sem máscara, tanto em lojas quanto em supermercados. “Precisamos de apoio de todos. Não queremos multar ninguém. Só precisamos que as regras sejam cumpridas”, enfatizou a fiscal Fabiane Félix.

Ghignatti foi firme ao avisar que essas serão apenas as primeiras medidas restritivas para combater o avanço da doença em Cachoeira. “Se tivermos bandeira vermelha na próxima semana, certamente as restrições serão muito maiores e elas não serão impostas por nós, mas sim pelo Governo do Estado e caberá a nós apenas cumpri-las, querendo ou não”, alertou o chefe do Executivo.

Importante

Ainda participaram do encontro a Promotora Débora Becker, o vice-presidente da Câmara, Gilmar Dutra, os comandantes do Exército Oliveira Alvez e Lorenzoni, o médico Lucas Dalke, o administrador do HCB, Luciano Morschel, o procurador Jurídico, Leonel Slomp Gonçalves e a diretora, Juliana Flores.