27 NOV 2020
Secretaria Municipal de Educação intensifica Busca Ativa

O cenário atual é muito dinâmico, exigindo intervenções e adaptações constantes da sociedade como um todo. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação tem empreendido esforços para planejar e efetivar a continuidade das aulas durante a emergência em saúde pública, devido à COVID-19, de diversas formas, seja utilizando as tecnologias da informação, seja organizando kits pedagógicos para entrega aos estudantes, entre outras estratégias.

A pandemia trouxe também, um agravamento na condição de vulnerabilidade socioeconômica de muitas famílias o que pode levar a um aumento nos índices de abandono e evasão escolares. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação Intensificou os esforços para garantir que todas as crianças tenham seu direito à educação garantido.

Neste contexto, a SMEd, que já havia aderido ao Programa do UNICEF “Fora da Escola Não Pode” em 2017, fortaleceu as ações previstas neste programa, para garantir que os estudantes permaneçam com o vínculo na escola. Dentre elas estão: o uso da Plataforma de Busca Ativa Escolar, constituição e ativação do Comitê de Busca Ativa Escolar e agora a partir desta semana, divulgação para a comunidade, por meio de carro som, da importância de manter a matrícula ativa e as atividades não presenciais em dia e preservar o vínculo entre escola e famílias.

Desde o início das ações do Programa já foram resolvidos mais de 100 casos de estudantes evadidos ou que não estavam devolvendo as atividades não presenciais e cerca de 40 crianças em idade obrigatória que ainda não haviam efetivado a matrícula este ano.

O Setor de Assistência ao Educando mantém vigilância constante, em parceria com as equipes escolares sobre todos os estudantes e é importante enfatizar que mesmo em tempos de pandemia fica mantida a obrigatoriedade da matrícula e do vínculo com a escola.

Assim, o responsável deve matricular a criança para garantir a regularização da vida escolar desta e para receber as atividades não presenciais que tem como objetivo manter o vínculo da criança com a escola e também garantir o direito da criança à educação.