15 JAN 2021
Saúde vai capacitar voluntários para vacinação da Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde fará neste sábado (16) uma capacitação para 50 voluntários que atuarão na vacinação contra a Covid-19 em Cachoeira do Sul.

A capacitação acontecerá no Hospital da Liga, com uma turma de 25 voluntários às 14h e outra, também de 25, às 16h. Todos os voluntários são alunos do curso de Enfermagem da Ulbra Cachoeira do Sul e do curso técnico em Enfermagem da Escola HCB. Outros 50 voluntários estão inscritos para colaborarem na vacinação e deverão ser capacitados nos próximos dias.

“Somos extremamente gratos pela disponibilidade da Ulbra e da Escola HCB em participar com seus alunos desse momento importante”, enfatizou o secretário municipal da Saúde, Gerceí Silveira.

O treinamento teórico do sábado estará sob a responsabilidade das enfermeiras Andréa Santos, Mariana Bortolazzo Machado e Glaucia Folgearini, da Vigilância Epidemiológica do Município. No decorrer da semana, os voluntários também farão um treinamento prático, nas salas de vacinas do município.

A ideia da Secretaria da Saúde é mesclar, durante a vacinação, equipes com voluntários e vacinadores de carreira da Prefeitura.

Também no sábado, na parte da manhã, os vacinadores da Secretaria da Saúde participarão de uma teleconferência para orientações gerais a respeito da vacinação, que deverá seguir a organização semelhante à última vacinação contra a influenza, que já foi realizada dentro de um momento de pandemia.

Estratégia da vacinação no município

Conforme a diretora da Secretaria Municipal da Saúde, Denise Caspani, não é possível adiantar quantas doses serão recebidas pelo município e nem quais serão os grupos prioritários que receberão a vacina nesta primeira fase.

“Estas são decisões do Ministério da Saúde que estarão dentro do Plano Nacional de Imunização. Acreditamos que os primeiros a serem vacinados serão os idosos residentes em casas geriátricas e os profissionais de saúde que estão em contato direto com pacientes positivados para Covid.”, explicou a diretora.

A antecipação, com o treinamento dos voluntários e o acerto de detalhes da logística, é a estratégia da Secretaria para que tudo esteja pronto para o momento que a vacina chegar.

Em Cachoeira, as vacinas da Covid-19 deverão ser aplicadas nas 7 salas de vacinação (US 1, 4 e 14 e ESF 1, 3, 4 e 5) e através das duas equipes volantes nas localidades do interior onde já há atendimento e, de forma itinerante, onde não há o atendimento volante.

Além disso, a Secretaria pretende realizar duas vacinações em formato drive thru, uma próxima à Prefeitura e outra próxima à UPA, e usar como ponto fixo o Ginásio Derlizão e outro local na zona norte da cidade, ainda a definir.

O armazenamento das vacinas será feito dentro das câmaras já existentes nas salas e, nas vacinações fora das salas, em caixas térmicas.

Cachoeira deverá receber doses da AstraZeneca/Oxford e da CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com a Sinovac.

Texto: Eloisa Uliana

Foto: Carla Holgado (ESF3 - Noêmia)