15 JAN 2021
Secretaria de Meio Ambiente resgata cadela vítima de maus tratos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente resgatou nesta quinta-feira (14) uma cadela vítima de maus tratos. A denúncia, feita oficialmente via protocolo da Prefeitura de Cachoeira do Sul, informava que no Beco dos Trilhos do Bairro Santo Antônio, havia uma residência com 9 cães confinados em um espaço reduzido, insalubre e sem acesso ao sol. Acompanhados pelos policiais da Patrulha Ambiental (Patram), a equipe de fiscais do Cempra foi até o local.

A casa estava fechada com corrente e cadeado na entrada, mas a proprietária, uma senhora de 61 anos, que não mora no local, foi chamada e permitiu o acesso da equipe. Ao verificar o local, eles constataram a veracidade da denúncia. Apesar da maioria dos animais apresentarem boas condições de saúde, uma cadela adulta, de porte médio, apresentava severas lesões na pele (dermatite), que podem ter sido causadas por sarna ou excesso de pulgas.

A cadela foi recolhida para tratamento e ficará aos cuidados da Secretaria de Meio Ambiente até estar apta a ser destinada para adoção. Com relação aos outros 8 animais, a proprietária foi notificada para que providencie as condições adequadas para o bem-estar dos bichos. A situação dos cães seguirá sendo acompanhada pela Secretaria de Meio Ambiente, que encaminhará o caso ao Ministério Público. A proprietária foi também foi encaminhada à Delegacia de Polícia para registro de ocorrência.

A importância da denúncia formalizada

A Secretaria de Meio Ambiente ressaltou a importância da denúncia formalizada para que se possa dar o devido andamento ao caso. “É muito importante que o denunciante entenda que a formalização de sua denúncia é a garantia de um processo transparente. Desta forma, ela terá uma origem, uma fiscalização, uma destinação e uma resposta aos encaminhamentos”, explica o Secretário Geraldo Fogliarini.

Ele ressalta ainda que em casos em que a ação precise ser naquele momento, como é o caso de animais em via pública (bovinos e equinos), a denúncia pode ser feita via setor de trânsito ou Brigada Militar, que serão os responsáveis por acionar o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente.

Ele citou o caso de uma vaca que estava na BR 153, próximo ao trevo do Horbach e foi vista através das câmeras de videomonitoramento. “Neste caso, a própria Brigada Militar, ao notar o animal na pista, nos acionou”, exemplifica o secretário.

Texto: Patricia Miranda

Foto: divulgação