19 JAN 2021
Primeiro cachoeirense está vacinado

Em meio a um momento de muita emoção, o colaborador da higienização da UTI/Covid do HCB, Yuri Feijó Fagundes, foi o primeiro cachoeirense a ser vacinado contra a Covid-19. A enfermeira Mariana Bortolazzo Machado, da Vigilância Epidemiológica, foi a responsável por aplicar a primeira das duas doses necessárias. O ato aconteceu na tarde desta terça-feira (19) no salão de atos da Escola de Saúde do HCB.

Yuri foi o escolhido para representar os profissionais que atuam na linha de frente no combate à doença. Ele tem 26 anos e desde 2016 trabalha no HCB. “Quando me ligaram para convidar para este momento eu fiquei sem palavras. Fiquei até um pouco confuso na hora, mas aceitei com muita alegria. Nunca imaginei que eu poderia ser o primeiro a ser vacinado. Sempre tive muito medo pela minha mãe, que teve câncer e é do grupo de risco. Sempre nos cuidamos, mas esperava muito por esta vacina”, conta Yuri, que além de ser o primeiro cachoeirense vacinado, tem mais um motivo para comemorar: até o final de semana nasce sua filha, que se chamará Maria.

O titular da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Júlio Lopes, destacou o momento histórico que vivemos e a importância da pesquisa e da ciência para a humanidade. A vice-prefeita, Angela Schumacher Schuh, ressaltou a dedicação dos profissionais da área da saúde. “Precisamos agradecer a todos de um modo especial, que com todo respeito, dignidade e amor ao próximo trabalham nesta pandemia desde o início. O que acontece neste dia é uma vitória da população e da ciência”, sintetizou.

Primeiras doses serão aplicadas ainda nesta terça-feira

As primeiras doses da vacina contra Covid-19 já serão aplicadas nesta terça-feira. Às 18h acontece a vacinação da equipe da Central de Triagem, na UPA. Em seguida, por volta das 19h, serão os profissionais que atuam na UTI/Covid, beneficiando os que estão saindo do plantão e os que estão chegando. Amanhã será a equipe do Samu e as primeiras instituições de longa permanência de idosos (ILPIs)

Secretaria da Saúde aguarda novo calendário de vacinação

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Gerceí Carlos Silveira, o calendário de vacinação está estritamente condicionado à disponibilização das vacinas pelo Ministério da Saúde. Quando a vacina for liberada para a população geral, serão oferecidas nas 7 unidades de saúde urbanas. Além disso, as duas equipes rurais volantes vão levar as vacinas conforme seu roteiro de atendimento normal nas unidades rurais. “Onde não temos unidades rurais, haverá uma vacinação itinerante, em data a ser definida, conforme acontece sempre nas campanhas da influenza”, explicou.

Também será oferecida vacinação em quatro pontos chamados de extramuros, que são locais de fácil acesso à população, diminuindo assim a demanda sempre muito grande, principalmente nas unidades maiores. As vacinas serão aplicadas em duas doses, com a segunda 30 dias após a primeira.

Texto: Patricia Miranda

Fotos: Patricia Miranda