03 FEV 2021
ACESSUAS Trabalho atendeu 1.483 pessoas

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho, que constitui em uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social, tem por finalidade promover a inclusão social e auxiliar no acesso às oportunidades no mundo do trabalho às pessoas e famílias com maior grau de vulnerabilidade social.

Em Cachoeira do Sul, no seu primeiro ano de vigência, o ACESSUAS atendeu 1.483 pessoas, em três modalidades diferentes: encontros online, apostila didática e interativa, entregue para os estudantes juntamente com o material disponibilizado pelas escolas e, por último, encontros presenciais nos CRAS e em pequenos grupos, respeitando o distanciamento social e respeitando as cores da bandeira determinadas pelo Estado.

As oficinas foram ofertadas em duas temáticas: orientação para o mundo do trabalho (habilidades e autoconhecimento, construção de currículo, entrevista de emprego, carteira de trabalho digital) e trabalho e renda, focando em atividades práticas (produção de sachês perfumados, sabonetes, horto-medicinal).

Conforme a coordenadora do ACESSUAS em Cachoeira, a socióloga Daniela Romcy, o Programa também conseguiu encaminhar, através de uma parceria com o Rotary Clube Zona Alta, alguns usuários para o curso de cuidador de idoso do HCB.

Também há relatos de outros que conseguiram se colocar no mercado de trabalho.

Muitos usuários foram sensibilizados para retorno à escola de forma a terminarem seus estudos, uma exigência imprescindível para o mercado de trabalho atualmente.

Todos os usuários receberam certificado de participação.

O Programa deve continuar os atendimentos a partir de março, onde o desafio será a busca da colocação no mercado de trabalho, através de parcerias com empresas, bem como para cursos de profissionalização.