02 ABR 2021
Nota oficial da Prefeitura de Cachoeira do Sul

Foi publicado no final da tarde de quinta-feira (01/04) o Decreto Estadual nº. 55.819, que permite o funcionamento de todas as atividades econômicas no sábado, dia 03 de abril, devendo observar as regras aplicadas em dias úteis.

Essa já era a vontade do prefeito José Otávio Germano, que nesta quinta-feira, chegou a publicar um decreto municipal permitindo a abertura do comércio local, que naquele momento foi confrontado pelo Ministério Público e que acabou tendo uma decisão antecipatória expedida pela juíza Lilian Astrid Ritter, que suspendeu os efeitos do decreto.  “Nosso objetivo foi desde o primeiro momento permitir a abertura do comércio neste sábado, incentivando a economia local. Queremos que o cachoeirense tenha a oportunidade de trabalhar e por isso já tínhamos tomado esta decisão”, frisou José Otávio.

Agora, com a decisão do Governo do Estado, os estabelecimentos comerciais essenciais e não essenciais poderão atender clientes presencialmente, respeitadas as medidas de higiene e distanciamento correspondentes à atividade, com encerramento do funcionamento no máximo às 20 horas.

Os mercados e supermercados podem funcionar até às 22 horas e as farmácias não tem restrição de horário.

Os restaurantes, lancherias, pizzarias, sorveterias, carros-lanche, etc, podem receber clientes presencialmente, respeitadas as medidas de higiene e distanciamento correspondentes à atividade, até as 18h. Das 18h às 20 horas poderá ser realizado o atendimento por telentrega e “pegar e levar”, e após as 20 horas, até a meia-noite, somente telentrega.

Os serviços também poderão funcionar de maneira presencial. Barbearias e salões de beleza, petshops, academias e serviços religiosos poderão atender até as 20 horas.

Maiores informações sobre os protocolos para cada atividade podem ser consultadas nas redes sociais da Prefeitura e no site do Distanciamento Controlado do Estado.