23 ABR 2021
Smed está no Programa Brasil na Escola

O município de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed) aderiu ao Programa Brasil na Escola. Esse programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (Seb) que busca iniciar as bases para uma agenda de inovações sobre a atual organização do Ensino Fundamental com foco principal na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e demais avaliações dos anos finais.

A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação Angela Schumacher Schuh comemorou mais essa conquista para a educação, pois a melhoria no Ensino Fundamental nos anos finais deve promover de fato o engajamento, a aprendizagem e o desenvolvimento dos adolescentes, a fim da continuação dos estudos para a formação de profissionais mais capacitados.

As Coordenadoras do Programa são as professoras Rubia Tatiane Nunes da Silva e Fabiane Lisbôa de Oliveira.

O Programa Brasil na Escola está estruturado em três eixos:

Primeiro eixo: “apoio técnico e financeiro às escolas”

Nele, será priorizada a participação das escolas com as seguintes características:

I – Escolas públicas ofertantes dos anos finais do ensino fundamental com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) igual ou inferior a 3,5;

II - Escolas públicas ofertantes dos anos finais do ensino fundamental que possuam ao menos 70% dos alunos oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF);

III – Poderão ainda ser incluídas escolas públicas ofertantes dos anos finais do ensino fundamental sem Ideb.

O foco deste eixo está no atendimento às escolas com populações em maior vulnerabilidade social e que apresentam índices de fluxo escolar e aprendizagem mais baixos

O valor previsto no primeiro ciclo para cada instituição selecionada é de R$ 10 mil em parcela única e após demonstrar melhorias e alcançar as metas haverá gratificações, ao decorrer do programa, para manter esses índices.

Segundo eixo: “valorização de boas práticas”

Sua finalidade é promover o reconhecimento e disseminação das boas práticas em prol da melhoria das aprendizagens com igualdade

Terceiro eixo: “inovação”

O objetivo é apoiar ações inovadoras com a finalidade de estimular as redes de ensino na elaboração e implementação de novos modelos pedagógicos para o aprimoramento das estratégias de ensino e aprendizagem, bem como de liderança e gestão escolar que elevem a aprendizagem, a permanência e o fluxo escolar, favorecendo a criação de banco de práticas exitosas, previamente testadas e avaliadas.

As escolas pré selecionadas são:

Escola selecionada com IDEB igual ou inferior a 3,5 nos anos finais:

EMEF TAUFIK GERMANO

Escolas selecionadas sem IDEB - número de alunos insuficientes para avaliação do IDEB

EMEF EMILIA VIEIRA DA CUNHA

EMEF MARIA PACICCO DE FREITAS