05 MAI 2021
Lâmpadas LED começam ser instaladas nas Escolas

Iniciou ontem e deve ser concluída até o final desta semana a substituição de 599 lâmpadas comuns por tubulares LED nas Escolas Municipais Dr. Getúlio Vargas, Dinah Néri Pereira e Baltazar de Bem. A troca faz parte de um investimento de 855 mil reais, através do Programa de Eficiência Energética da RGE, com contrapartida da Prefeitura.

Além da substituição das lâmpadas, o Projeto prevê a instalação de usinas fotovoltaicas nas Escolas Dr. Getúlio Vargas e Marisa Timm Sari.

A instalação deverá ser feita no início de junho.

“É uma maravilha, estamos encantadas, faz muita diferença no ambiente”, resumiu a diretora Daniela Trindade, da Escola Baltazar de Bem, em encontro hoje pela manhã com o prefeito José Otávio Germano. A Escola Baltazar foi a primeira a ter as lâmpadas substituídas.

A fala da diretora foi complementada pela declaração da vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh. “Sabemos que essa troca trará mais conforto para alunos e professores e mais economia para o município”, disse a vice-prefeita.

Conforme levantado pelo engenheiro eletricista da Prefeitura, Guilherme Schmidt, a estimativa de economia é de 162 mil reais ao ano com as contas de energia em função das novas lâmpadas e da implementação do sistema fotovoltaico. Guilherme é o responsável pelo projeto inscrito junto à RGE, juntamente à UFSM/Campus Cachoeira do Sul, através do curso de Engenharia Elétrica.

“Esse programa social da RGE oferece melhores condições de estudo aos alunos e de trabalho aos professores”, declarou o prefeito, dizendo ainda que busca financiamento de 9 milhões junto ao BRDE para a instalação de lâmpadas LED em toda a cidade.

A diretora Ângela de Vargas Silva, da Escola Getúlio Vargas, e a professora Juliana Noronha, representando a diretora Luciane Silveira, da Escola Dinah Neri Pereira, também participaram do encontro hoje pela manhã.

A troca de lâmpadas está acontecendo hoje na Escola Dinah e amanhã seguirá na Getúlio.

Texto: Eloisa Uliana

Fotos: Eloisa Uliana e Juliana Noronha