07 MAI 2021
Prefeito José Otávio anuncia vacinação para professores em Cachoeira do Sul

O prefeito José Otávio Germano anunciou na manhã desta sexta-feira (7) que Cachoeira do Sul vacinará contra a Covid-19 professores, funcionários que trabalham em ambiente escolar e motoristas de transporte escolar a partir de amanhã, sábado.

A vacinação alcançará cerca de 2 mil profissionais em escolas municipais, estaduais e privadas, nos níveis infantil, fundamental e médio, e será organizada a partir de listas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação, pelas escolas estaduais e privadas.

O anúncio do prefeito aconteceu durante reunião com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh, do Sindicato dos Professores Municipais, CPERS, 24ª Coordenadoria de Educação, representação de escolas privadas, Secretaria de Saúde, Procuradoria Jurídica e Câmara de Vereadores.

“Seria injusto com a sociedade cachoeirense a volta às aulas sem a vacinação de todos os profissionais da área da educação. A vacinação gerará tranquilidade e segurança para quem ensina e para quem manda seus filhos para escola”, declarou o prefeito.

A atitude do prefeito foi elogiada pelos representantes das escolas.

Lei Municipal ampara a vacinação – “Não estamos alterando a ordem de prioridades emanada pelo Governo Federal, mas vamos avançar nos grupos pois temos doses para isso”, explica o Procurador-Geral e secretário municipal de Governo, Hélio Garcia Junior. Conforme levantamento da Secretaria da Saúde, o município tem hoje 4 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz disponíveis em estoque.

A Lei Municipal 4.731, de 22 de abril de 2021, de autoria do Executivo e aprovada por unanimidade pelos vereadores, estabelece, em caráter excepcional e extraordinário, prioridade de vacinação contra a Covid-19 aos servidores públicos e trabalhadores da Educação. A decisão é amparada ainda na Portaria nº 863/2021, assinada hoje pelo Prefeito, que determina a vacinação dos profissionais da área da educação, assim considerados aqueles que trabalham no âmbito das unidades escolares em atividade presencial nas redes pública e privada dos níveis de educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio do Município de Cachoeira do Sul.

Vacinação amanhã – A Secretaria Municipal da Saúde e a Defesa Civil organizarão amanhã, dia 8, um drive para vacinação dos professores e servidores de educação que estão atuando em ambiente escolar e para a continuidade da vacinação para portadores de comorbidades, que tiveram idade ampliada para a partir de 18 anos. O drive acontecerá na Fenarroz, a partir das 7h. O prefeito José Otávio também pediu que o Siprom seja um ponto de vacinação neste sábado. Durante o dia, a Secretaria Municipal da Saúde divulgará mais detalhes da vacinação.

Texto e fotos: Eloisa Uliana/Assessoria de Imprensa da Prefeitura