16 JUN 2021
Consultores do Programa Juntos para Competir atendem ovinocultores

Os produtores de ovinos ligados ao Programa Juntos para Competir (JPC) e vinculados à Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária estão novamente recebendo as consultorias oferecidas pelo Programa que visa o fomento da ovinocultura, através da capacitação e assistência técnica, objetivando a profissionalização e organização da produção.
Em função da situação atual de pandemia, os consultores estão atendendo individualmente na propriedade rural, respeitando todos os protocolos de segurança.

“Nossos produtores estão recebendo acompanhamento de extrema importância nas diversas áreas da produção através de três profissionais extremamente comprometidos com o grupo.
Isto faz uma grande diferença para dar o suporte necessário ao desenvolvimento da atividade”, salienta Luciane Pedroso, veterinária da SMAP e responsável pela mobilização e organização do grupo.

Nesta época do ano o manejo reprodutivo é focado no diagnóstico de gestação através da ultrassonografia, que segundo o médico veterinário Eduardo Amatto permite avaliar o percentual de prenhez do rebanho, o que vai auxiliar no planejamento para o período pré e pós-parto.
Além disso, são reforçadas algumas práticas de manejo sanitário, como a vacinação contra clostridioses e dosificações estratégicas para controle da verminose.

Outra parte importante da criação é o planejamento forrageiro, ajustando a carga animal no ambiente de produção e formas de suplementação dos animais.
O engenheiro agrônomo e médico veterinário Lemar Maciel da Rocha, durante a visita aos produtores aborda assuntos relacionados à implantação e manejo adequado das pastagens de inverno e verão, utilização de piquetes, lotação e suplementações alimentares sempre levando em conta as particularidades de cada propriedade e o perfil do produtor entre outras peculiaridades.

Já a engenheira agrônoma e mestre em Zootecnia Fabiana Kellermann de Freitas, coleta as demandas de cada produtor, com a finalidade de melhorar a gestão da propriedade.
Será realizado um levantamento da composição dos rebanhos e assim uma projeção de número de animais para comercialização no final do ano durante a EXPOVINOS do município.

O Programa é disponibilizado sem custo ao produtor através do Sebrae, Senar e Farsul, e atende hoje 23 ovinocultores, com foco na eficiência produtiva e financeira.

Texto e fotos: SMAP