16 JUN 2021
Vacinação em 1ª dose contra covid retorna aos três postos

Com a entrega pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde das seringas que faltavam para completar a aplicação da última remessa de vacinas da Pfizer, será retomada já na manhã desta quinta-feira (17/06) a vacinação contra a covid-19 em 1ª dose nos três maiores postos do município. Na tarde desta quarta-feira, somente a US14, no Bairro Marina, ainda tinha cerca de 70 doses e continuava imunizando a população. A partir das 7h, as unidades sanitárias junto ao INSS e Centro Social Urbano também já estarão dispondo novamente do imunizante para quem tem 57 anos ou mais ou está incluído nos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A novidade a partir desta quinta-feira será a liberação do grupo de pessoas portadoras de hipertensão e asma de grau leve.

Nesta etapa da campanha, professores que ainda não buscaram o imunizante poderão fazê-lo diretamente nos postos de saúde, mediante comprovação com carteira do sindicato da categoria, por exemplo, não havendo mais necessidade de prévio cadastro na secretaria. A pasta também está liberando a vacinação para educadores que trabalhem em outras cidades mas residam em Cachoeira do Sul. No segmento industriários, a solicitação continua sendo necessária, mediante a apresentação de listagem dos funcionários com CPF, entretanto a SMS somente destinará equipes até empresas que tiverem mais de 100 colaboradores. As empresas de menor porte devem seguir munidas da documentação até as unidades sanitárias.

ONDE PROCURAR VACINA

US1/INSS (1a e 2a doses)
7h às 11h30 e das 13h30 às 16h

US4/Centro Social Urbano (1a e 2a doses)
7h às 12h e das 13h às 16h

US14/Bairro Marina (1a e 2a doses)
7h30 às 11h45 e das 13h às 15h45

QUEM PODE RECEBER A VACINA NESTA FASE

PODEM IR DIRETO AS 3 USs:

* Pessoas portadoras de hipertensão e asma de grau leve

* Gestantes e puérperas com comorbidades (mediante avaliação médica e apresentação de atestado ou laudo médico)
* Comorbidades a partir dos 18 anos
* Deficientes permanentes graves sem necessidade de cadastro no Benefício de Prestação Continuada (auto-declarados ou mediante apresentação de documentos comprobatórios)
* Idosos com 60 anos ou mais que ainda não tenham vacinado
* Profissionais da educação de níveis básico ou médio
* Profissionais da educação dos níveis universitário, profissionalizante ou EJA
* Caminhoneiros (apresentar CNH C,D ou E e comprovante de residência caso o documento não conste como origem Cachoeira do Sul)
* Militares da ativa
* Todos os trabalhadores de saúde, inclusive os não vinculados a CNES

AGENDAMENTO PRÉVIO:
* Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros
* Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
* Industriários
(somente empresas com mais de 100 colaboradores terão vacinação na empresa - as demais comparecem nos postos de saúde munidos de suas respectivas listas e ofícios de solicitação).

Texto e foto: Viviane Souza/Imprensa Saúde