18 JUN 2021
Estado homologa Cachoeira como sede macrorregional do TEAcolhe

Hoje Cachoeira do Sul entra em uma nova era no quesito inclusão para os Autistas, pois foi contemplado (através da homologação do Governo do Estado) com o projeto Centro Macrorregional de Referência em TEA, o TEAcolhe. O projeto atuará na retaguarda técnica assistencial e suporte técnico pedagógico às equipes dos municípios que integram a Macrorregião Vales no tema do TEA, utilizando-se da estratégia de matriciamento (suporte técnico-pedagógico) nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A proposta é buscar conhecer a realidade da macrorregião de saúde, que incluí 62 municípios, por meio da realização de levantamento das necessidades locais/ regionais/ macrorregionais junto às redes de saúde, educação e assistência social relacionadas dos municípios ao tema do autismo, com o objetivo de mapear as demandas e planejar a estruturação do trabalho, fortalecendo as redes existentes.

Promoverá a orientação e o treinamento parental, qualificando as redes locais no auxílio e atendimento aos pais, responsáveis e cuidadores nos processos de cuidado e no desenvolvimento de competências necessárias para otimizar os resultados esperados pelas intervenções e terapias aplicadas.

Nesse projeto o município de Cachoeira do Sul, buscou parcerias com a ULBRA, UFSM, Uninter e Amigos da Equoterapia para desenvolver atendimento clínico, pedagógico e social para as pessoas com autismo e suas famílias. Onde o Município terá como contrapartida uma equipe de profissionais que farão o atendimento aos Autistas junto às entidades parceiras.

O projeto obteve sucesso pois contou com a participação das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, nem como as 24 Coordenadoria de Educação e 8 Coordenadoria de Saúde.

Recurso: Com a homologação por parte do Governo do Estado ao projeto, Centro Macrorregional de Referência em TEA receberá R$ 200 mil para reforma do espaço da US1 que será utilizado pelo TEAcolhe, compra de um veículo para atendimento às 62 cidades da macrorregião e R$ 50 mil mensais (custeio) para contratação dos profissionais e manutenção do espaço.

Importante

O TEAcolhe já contratou o médico psiquiatra que atuará no centro. Será o médico Henrique Borges do Nascimento Neto, de Santa Cruz do Sul, que já está atuando junto ao Caps enquanto acorre a liberação do Estado.

Os próximos passos:

- Envio do termo de compromisso as questões do autismo e a de ser referência macrorregional em TEA e elaboração do termo de convêncio;

- Encontro entre os secretários de Saúde, Educação e Trabalho e Ação Social para alinhamento da disponibilidade de profissionais para o atendimento clínico dos autistas;

- Aguardar o depósito do recurso.

- O prazo para que o serviço inicie é de 60 dias.

Foto e texto: Patricia Miranda/PMCS