18 JUN 2021
Professores estaduais e municipais estão sendo testados para Covid-19

Uma equipe de enfermagem da Secretaria da Saúde iniciou nesta semana a testagem de um grupo de 144 professores da rede estadual para Covid-19 do tipo antígeno, conforme determina o Decreto Municipal 55/2021. Neste sábado, a testagem será com os professores de duas escolas da rede municipal (Baltazar e Manoel Carvalho Portella), das 14h às 18h, somando cerca de 100 profissionais.

A testagem para a doença está sendo realizada desde a semana passada, a partir de parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal e a empresa Hilab, de Curitiba (PR), que está oferecendo gratuitamente o Exame Laboratorial Remoto de Antígeno para Coronavírus por um período de testes. Uma vez aprovado o sistema, o governo municipal pode dar o consentimento para abertura do processo de licitação para manutenção do serviço.

Os primeiros testes foram aplicados semana passada em aproximadamente 30 servidores públicos da pasta da Saúde e algumas outras secretarias, ainda no período de treinamento dos enfermeiros pela equipe da empresa Hilab. Esta semana mais dezenas de funcionários públicos municipais já passaram pelos exames, chamados em pequenas turmas, assim como cerca de 40 servidores do Judiciário e Ministério Público, atendidos na quarta-feira (16/06).

“A testagem tipo antígeno é fundamental, pois com ela identificamos os contaminados e os isolamos, diminuindo os vetores da doença. O ideal seria termos uma grande quantidade de vacinas, mas – sem ela – o teste tem importância redobrada”, analisa o secretário da saúde, Marcelo Figueiró.

EXAME DE ANTÍGENO HILAB

Tipo de material detectado na amostra – antígeno viral do SARS-CoV-2

Tipo de amostra – secreção da nosafaringe com haste de algodão flexível

Usado para identificar transmissores, inclusive assintomáticos

Resultado do exame – (tempo de reação: 15 minutos) total até 30 minutos

O dispositivo Hilab, conectado a internet, envia o resultado até o laboratório clínico e os profissionais de saúde emitem e assinam o laudo.

O resultado do exame fica disponível na plataforma online e é enviado ao celular e email do paciente mediante prévio cadastro.

Texto e fotos: Viviane Souza/SMS