18 JUN 2021
Programa Saúde na Escola entrega material para escolas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou nesta semana à Secretaria Municipal de Educação (Smed) e para a 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) o material para que seja possível dar início as atividades de 2021 do Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo é unir esforços, visando à promoção e atenção à saúde e de prevenção das doenças e agravos relacionado a saúde dos escolares da Educação Básica da Rede Pública de Ensino. O Programa Saúde na Escola beneficiará 1.867 alunos de 10 escolas públicas. Todas as ações são planejadas e executadas através de um trabalho conjunto entre as secretarias de Saúde e Educação.

Nesta semana foi entregue kits com escovas de dente, jornal informativo e material pedagógico, com ferramentas pedagógicas que podem ser usadas desde os alunos da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. Este é o 4º ano do projeto, que conta com o auxílio das equipes que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para seu desenvolvimento. Em 2020, todas as atividades aconteceram de forma remota.

De acordo com a coordenadora do PSE, Deise Ouvires, o programa é composto de 13 ações, sendo 6 delas obrigatórias, que serão trabalhadas neste primeiro semestre com os estudantes. A prefeita em exercício e secretária de Educação, Angela Schumacher Schuh, ressaltou a importância desse programa, pois educação e saúde devem sempre estarem juntas, permitindo assim um atendimento mais qualificado e integral aos estudantes.

Importante

No final do ano letivo as equipes apresentarão os trabalhos desenvolvidos na 3° MOSTRA MUNICIPAL do PSE.

Metas e ações pactuadas pelo município de Cachoeira do Sul:

- combate ao mosquito Aedes Aegypti

- promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;

- prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

- promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;

- prevenção das violências e dos acidentes;

- identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;

- promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

- verificação da situação vacinal;

- promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

- promoção da saúde auditiva e identificação de educandos como possíveis sinais de alteração;

- direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS

- promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

- prevenção à COVID-19 nas escolas;

Ações prioritárias desde semestre

- combate ao mosquito Aedes Aegypti

- promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;

- prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

- promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

- prevenção à COVID-19 nas escolas;

ESCOLAS PACTUADAS:

EMEF Sagrado Coração de Jesus

EMEF Dora Abreu

EMEF Milton da Cruz

EMEI Nossa Senhora Aparecida

EMEI Cristo Rei

EMEI Sonho Meu

Escola Metodista de Educação Infantil Emma de Bem Garcia

EEEF Juvêncio Soares

EEEF Angelina Salzano Vieira da cunha

EEEM Virgilino Jayme Zinn

Grupo Técnico Municipal Intersetorial (GTMI)