01 JUL 2021
Rotary Integração, HIO e Prefeitura farão avaliação de acuidade visual em crianças do ensino fundamental

O Rotary Integração e o Hospital do Instituto de Oftalmologia de Cachoeira do Sul, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação, realizarão exames oftalmológicos em todas as crianças do 1º ano do ensino básico das escolas municipais. A ação deverá alcançar 500 crianças neste primeiro ano. “Pretendemos chegar a 2 mil crianças até 2024”, explica o Dr. Adelar Breitenbach, oftalmologista do HIO, em reunião nesta manhã com o prefeito José Otávio Germano. Também acompanharam a reunião a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh, o Procurador-Geral e secretário de Governo, Hélio Garcia Junior, representantes do Rotary Integração e o vereador Marcelo da Empresa.

A ideia dos promotores da ação é diagnosticar as crianças em processo de alfabetização e, quando necessário, realizar a doação de óculos aos alunos. Além disso, professores deverão ser treinados para identificar alunos com problemas de visão em outras turmas. A avaliação das crianças deverá começar em agosto.

O prefeito José Otávio Germano parabenizou o Rotary e o HIO pela atitude. “Vocês estão doando seu tempo, seu dinheiro e seu trabalho às crianças”, disse o prefeito, acrescentando que as crianças de Cachoeira do Sul vão para a sala de aula sem nenhum diagnóstico. “Nosso esforço em abrir o CAPS Infantil também é neste sentido, diagnosticar as crianças o quanto antes possível para oferecer o tratamento adequado, independente da dificuldade que tenham”, declarou o prefeito.

Doação de armações – O Rotary também fará uma campanha de doação de armações de óculos infantis em bom estado. Quem tiver armações para doar, poderá entregar na Ótica Líder. Além disso, a Ótica Líder e a Lentes Haytek farão a doação de 50 pares de lentes para os óculos.

A Secretaria Municipal de Educação fará o transporte das crianças até o Hospital do Instituto de Oftalmologia, onde serão feitos os exames oftalmológicos.

Texto e fotos: Eloisa Uliana/Imprensa Prefeitura