12 JUL 2021
Departamento de Turismo

- No primeiro semestre de 2021, o Departamento de Turismo, obedecendo o regramento de distanciamento, esteve presente em reuniões virtuais relacionadas à atividade turística no município e região, tratando sobre os vínculos com as esferas estadual e federal, bem como, sobre as políticas públicas pertinentes ao Turismo.

A turismóloga Livia Lima vem apoiando o COMTUR - Conselho Municipal de Turismo nas reuniões mensais, onde são tratados os assuntos pertinentes à reestruturação do Conselho e de ações necessárias para o fomento da atividade turística e suas políticas públicas.

- Em junho aconteceu o encontro entre o Secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Sr Eduardo Marzall, a turismóloga do município, Livia Lima e o coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, Thiago Reis Xavier, onde foram tratados assuntos sobre a importância da mobilização do COMTUR, os requisitos para o município atualizar seu cadastro junto ao Mapa do Turismo Brasileiro e ao PRT - Programa de Regionalização do Turismo, sobre a complexidade da produção do PMT - Plano Municipal de Turismo e sobre a possibilidade de contratação de um estagiário da área turística.

- As reuniões do Fórum Regional de Turismo da Região Central do RS, onde o município é representado pela turismóloga Livia Lima, ocorrem quinzenalmente e tratam de assuntos sobre o planejamento, organização e gestão do turismo. Tal Fórum é vinculado à Instância de Governança Regional, onde há a participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o Programa em âmbito regional.