23 JUL 2021
Nota de Esclarecimento da SMS sobre antecipação da 2ª dose

Em consonância ao que também manifestou nesta data (23/07) a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde vem a público esclarecer que não há em vigor até o momento nova orientação da SES sobre antecipação da aplicação da 2ª dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer – ao contrário do que chegou a ser noticiado pela imprensa local.

Neste sentido, está o Governo Municipal atendendo à risca o que foi pactuado pelo Programa Estadual de Imunizações, que restringe a redução do prazo de 12 para 10 semanas ao lote que o Estado tinha em estoque (referente a 16ª remessa – CIB nº 195/21) que abrange as pessoas que poderiam se vacinar até o dia 31 de julho.

Em seu pronunciamento, o Coordenador Regional de Saúde em exercício, Bruno Borchhardt Müller, destacou que, dependendo do quantitativo de doses a serem enviadas pelo Ministério da Saúde nas próximas remessas dos laboratórios AstraZeneca/Pfizer, há possibilidade de nova deliberação sobre o tema em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Com as determinações da Secretaria Estadual da Saúde que se tem, portanto, o intervalo entre a primeira e a segunda doses das vacinas citadas voltou a ser de 12 semanas.

Secretaria Municipal da Saúde