01 SET 2021
Prefeitura entrega a pavimentação de 4 ruas
Cristo Rei

A Prefeitura de Cachoeira do Sul entregou nesta quarta-feira (1º) a pavimentação das ruas Santo André, São Tiago, um trecho da Rua Esperanto com a Rua São Pedro, no Bairro Cristo Rei, e da Rua Ondina Lisbôa Machado, no Bairro Medianeira.

Cristo Rei - A obra no Bairro Cristo Rei tem 425m² e foi executada com recursos de emenda parlamentar do Deputado João Derly, com repasse de R$222.857,14 e contrapartida de R$32.464,27, totalizando R$ 255.324,41.

Durante a entrega da pavimentação, a vice-prefeita Angela Schuh agradeceu o envolvimento da comunidade na obra, em especial do vereador Jeremias Madeira que é morador do bairro e que foi quem intermediou a emenda com o deputado. “Temos um compromisso com a pavimentação porque sabemos o quanto melhora a qualidade de vida da comunidade. Só quem conviveu com lama e com pó sabe o valor que tem uma rua calçada”, declarou a vice-prefeita.

Rua Ondina Lisbôa Machado - Com área de 1.047m², a rua foi calçada através do Programa Pavimentando Sonhos, beneficiando 20 famílias. Nesta obra, o investimento foi de R$ 61.400,00. O Programa é uma parceria entre a Prefeitura e os moradores e é coordenado pela Secretaria Municipal do Planejamento.
Durante a entrega, o senhor Roger Jagnow, morador da rua, falou em nome dos vizinhos, dizendo que a obra era esperada há 25 anos.

“Fico encantada com a transformação desta rua. Há um sentimento bom de união e acolhimento”, declarou a secretária do Planejamento, Claudia Scarparo.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente doou 4 bancos para o canteiro central da rua, que será arborizado e transformado em área de lazer pelos moradores.

Além de moradores e representantes da Prefeitura, as inaugurações foram prestigiadas pelos vereadores Nelson Azevedo e Carolina Larrondo e por representantes da Sicredi, parceira do Pavimentando Sonhos.

Pavimentando Sonhos – Conheça mais sobre o Programa

- O trabalho é coordenado pela Secretaria do Planejamento que organiza as reuniões com os moradores para acerto de detalhes da pavimentação;

- O responsável por reunir os moradores e explicar o funcionamento do Programa é o técnico em edificações, Marcelo da Silva Alves;

- Na sequência, o Planejamento faz o projeto básico, os moradores contratam a mão de obra e fazem a aquisição do material necessário;

- A Secretaria de Obras executa a canalização pluvial e a preparação da cancha e os contratados pelos moradores fazem a pavimentação;

- Durante a execução, a obra tem acompanhamento de um servidor do setor de pavimentação das Obras;

- Uma facilidade do Pavimentando Sonhos é a disponibilidade de uma linha de crédito junto ao Sicredi para atender os moradores que não têm condições financeiras de arcar com o valor do material e da mão de obra. A linha de crédito tem juros a partir de 1,99% ao mês e possibilidade de pagamento em até 60 meses.

Autor: Eloisa Uliana/Assessoria de Imprensa da Prefeitura