10 SET 2021
Rio Jacuí sobe e coloca a Defesa Civil em alerta

A rápida subida do nível do Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, colocou a Defesa Civil em alerta para a possibilidade de remoção de famílias ribeirinhas, que podem ter suas casas atingidas pelas águas em breve.

Na manhã desta sexta-feira (10), às 7h, o nível do Rio Jacuí estava em 20,93 metros e subindo 6 centímetros por hora. A previsão é que ao chegar em 22 metros as primeiras casas sejam atingidas.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, o monitoramento das águas está sendo feito permanentemente pela equipe, que já se organiza para uma remoção preventiva das famílias. O 3º BE Comb já está de prontidão para auxiliar a operação de retirada das famílias.

A Secretaria Municipal de Inclusão Social e a Secretaria da Saúde também já se preparam para prestar atendimento às famílias. Desde março de 2020 quando iniciou a pandemia da Covid-19, esta é a primeira vez que famílias precisam ser retiradas devido a enchente e por isso, novos protocolos precisarão ser adotados para garantir a segurança dos abrigados.

ATENÇÃO

A entrada que dá acesso ao Balneário Seringa já está cortada pelas águas. Já a estrada do Balneário São Lourenço deve ser atingida em breve com um aumento do nível em mais cerca de 50 centímetros.

Autor: Texto: Patricia Miranda Fotos: Defesa Civil