17 SET 2021
Sábado é o último dia da Semana do Descarte

Encerra neste sábado (18) esta edição da Semana do Descarte, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cachoeira do Sul. A entrega dos materiais pode ser feita no pavilhão do Irga, na curva dos engenhos, na Rua Marechal Floriano, 493, das 8h30min às 12h e das 14h às 17h30min.

Lá a população poderá descartar, de forma correta, bens inservíveis e eletrônicos. Pneus também podem ser descartados neste local.

A população é incentivada a aproveitar esta oportunidade para descartar corretamente o que não quer mais, pois neste local, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente tem todo o cuidado para separá-lo e enviá-los para locais adequados. O risco do descarte incorreto é a contaminação do solo e do lençol freático, causando doenças e agravando a poluição do solo, do ar e da água.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, a Semana do Descarte continuará sendo bimestralmente. A próxima edição já está agendada para acontecer entre 22 e 27 de novembro. Ainda existe a possibilidade de uma edição extra no mês de dezembro. Outra ideia é, em parceria com a Emater, promover uma Semana do Descarte no interior. A sugestão é que seja em Três Vendas.

O que pode ser descartado? Pneus, móveis, fogões, geladeiras, máquinas de lavar roupa, vidros, garrafas, material reciclável (papelão, garrafas pet, latas de cerveja e plásticos) e aparelhos eletrônicos (monitores, rádios, televisão, liquidificador, micro-ondas e aparelhos de DVD).

O que não pode ser descartado? Pilhas, baterias, lâmpadas e tonner.

Autor: Patricia Miranda