28 SET 2021
Primeira diretoria da Academia Cachoeirense de Letras toma posse nesta quinta-feira

O lançamento oficial da Academia Cachoeirense de Letras (ACL) ocorre nesta quinta-feira (30), às 19h, no Palácio Legislativo João Neves da Fontoura. Tomará posse a primeira diretoria da entidade. A data emblemática foi escolhida por ser o dia do Centenário de criação do Centro de Cultura Literária Marcelo Gama, um movimento que marcou época em Cachoeira do Sul.

O número de convidados será restrito devido ao protocolo sanitário da Câmara. Apesar da vontade da diretoria de fazer um evento maior, optou-se pela segurança sanitária. O evento marca a instalação da Academia na cidade. Devidamente empossada, caberá a diretoria convidar escritores para a composição do corpo acadêmico da ACL, o que deverá ocorrer em breve.

Próximos passos – Após a formação do corpo acadêmico, todos os participantes deverão decidir com a diretoria uma data para sua posse dos acadêmicos. Isso deve ocorrer quando houver condições de realizar uma grande reunião, já que o corpo acadêmico, entre efetivos, correspondentes e honorários, terá um número aproximado de 100 participantes. Conforme estudos da comissão, ao longo dos anos, muitas pessoas dedicaram-se a arte das letras em Cachoeira do Sul.

Novos Patronos

Após as reuniões da comissão que fundou a Academia, optou-se por incluir o nome de cinco novos patronos, que não foram elencados no primeiro momento, porém, são personalidades que não poderiam ser deixados de fora da lista de homenageados, em virtude da grande contribuição literária que deixaram à nossa cidade. Com a adição de Adroaldo Ferreira da Silva, Adroaldo Streck, Fritz Strochschoen, Roberto Barcelos de Souza e Werneldo Hörbe, a Academia passa a ter 45 cadeiras para membros efetivos.

Quem toma posse na quinta:

Mildo Léo Fenner – Presidente

Clarisse Torres Almeida – Vice-presidente