16 OUT 2021
Secretaria da Saúde traz Rede Bem Cuidar para ESF Carvalho

A Secretaria Municipal da Saúde aderiu ao Programa “REDE BEM CUIDAR RS (RBC/RS)", de Incentivos para a Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado. A Rede Bem Cuidar RS, é uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população.
A principal estratégia do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços da APS onde o programa será desenvolvido.  A Secretaria Municipal da Saúde escolheu a ESF – 2, do Bairro Carvalho, para atuar no projeto, na expectativa de que juntamente com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, tenha as condições necessárias para viabilizar o programa.

MAIS SERVIÇOS PARA O ESF

Com a adesão ao projeto, a ESF - 2 Carvalho receberá uma ampliação no seu quadro de profissionais, sendo acrescido de uma assistente social, uma fisioterapeuta e uma nutricionista. O Município receberá um incentivo de R$ 30.000,00 para sua implantação, que deverá ser utilizado, entre outras iniciativas, para a adequação visual da ESF e um repasse financeiro mensal de R$ 8.000,00, sendo que este repasse tem como objetivo apoiar as necessidades vindas do desenvolvimento do projeto, com base em discussões com a comunidade, a partir de uma proposta construída pelos profissionais e os usuários. Para que o Município continue recebendo o recurso deverá alimentar o sistema de informação de monitoramento da RBC/RS, cumprindo as etapas previstas conforme os ciclos de desenvolvimento.

QUE VENHA A MISSÃO

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Figueiró: “Desde que assumi a SMS, temos como orientação incentivar a atração de todos os projetos que forem ofertados para a área de saúde em Cachoeira do Sul, desde que tragam benefícios para o município. A Rede Bem Cuidar é mais uma destas possibilidades. O melhor foi que, aderindo ao programa, foi possível majorar três profissionais da rede, majorados na sua carga horária, através de processo seletivo interno que auxiliarão muito tanto a comunidade do Bairro Carvalho quanto todo Sistema de Saúde de Cachoeira do Sul”.

TÁ NA LEI

O Programa Rede Bem Cuidar RS, foi instituído pelo Decreto Estadual nº 56.062 de 29 de agosto de 2021, dentre os principais objetivos, estão, o de construir estratégias para o enfrentamento dos novos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a partir das demandas do território vivenciadas pelos usuários e o de estimular a construção de ambientes favoráveis à promoção do cuidado humanizado. Sendo que a cada ciclo, a equipe da Rede Bem Cuidar deverá desenvolver um conjunto de ações previstas para qualificação dos processos de trabalho e de assistência em saúde ofertada à população.

PROGRAMA NOS EIXOS
As ações estão organizadas em quatro eixos estratégicos transversais: Gestão e Processo de Trabalho, Promoção e Educação em Saúde, Comunicação em Saúde e Ambiência e Participação Social. O Programa se dará através da Adesão (já realizada), Desenvolvimento e Monitoramento, neste quesito a Secretaria Estadual da Saúde.