20 OUT 2021
Cachoeira do Sul realiza a II Conferência Municipal de Educação

Nos próximos dias 27 e 28 de outubro e 25 de novembro acontece a II Conferência Municipal de Educação de Cachoeira do Sul foi organizada pelo FME (Fórum Permanente Municipal de Educação). Essa é a etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022.

A II Conferência Municipal de Educação de Cachoeira do Sul, que antecede a CONAE 2022, será realizada no formato virtual, possibilitando espaços de debate e participação da sociedade no processo de acompanhamento das políticas públicas educacionais.

O que será discutido na Conferência? As discussões serão pautadas no Documento - Referência da CONAE 2022, elaborado e aprovado pelo Fórum Nacional de Educação, responsável pela organização, orientação e desenvolvimento das diversas etapas da IV Conferência Nacional de Educação. O documento está organizado em 3 eixos e, na oportunidade, também será discutida a implementação do Plano Decenal Municipal de Educação, instituído pela Lei Municipal n.º 4.404/2015.

Programação da Conferência

27 de outubro

- 8h30min: Acolhida aos participantes com a presença da Coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Profª Carla Zinn, da Presidente do Conselho Municipal de Educação, Profª Fabiana Bulsing, da Coordenadora da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, Profª Elaine Dalcin e da Secretária Municipal de Educação e Vice-Prefeita, Angela Schumacher Schuh.

- 8h40min: Momento Cultural com a participação da Apae de Cachoeira do Sul. - 8h50min: Apresentação e aprovação do Regimento da Conferência Municipal de Educação, com a coordenação da Comissão Permanente de Monitoramento e Avaliação do FME.

- 9h30min: Roda de Conversa “Educação: políticas e desafios no contexto atual” com a participação da Promotora Regional de Educação de Santa Maria, Dra Rosangela Corrêa da Rosa, da Profª Esp. Mara Rebelo, Vice-Presidente da UNDIME/RS e Secretária Municipal de Educação de Santiago e da Profª Dra Andrelisa Goulart de Mello, do Grupo de Estudos e Pesquisas ELLOS da UFSM. Na roda de conversa será realizada a introdução à discussão dos eixos do Documento Referência da CONAE 2022.

- 14h: Sala Virtual para discussão do Eixo I

O Plano Nacional de Educação 2024 a 2034: avaliação das diretrizes e metas, com a participação da Profª Ma. Patrícia Macedo Hiores, conselheira do CME e a coordenação de sala ficará com a Profª Ma. Mirian Hettwer, integrante do FME.

28 de outubro

- 9h: Sala Virtual para a discussão do Eixo II

Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação, com a participação do Prof. Me David Jorge Hatsek, doutorando em educação pela PUC/RS e a coordenação de sala ficará com a Profª Esp. Jaqueline de Freitas Quadt, integrante do FME.

- 14h: Sala Virtual para a discussão do Eixo III - Criação do Sistema Nacional de Educação: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção, com a participação da Profª. Ma Silvana Tres Cichelero, professora do Centro de Ensino Superior Riograndense/ CESURG Sarandi e a coordenação de sala ficará com a Profª Esp. Daniela Brum, integrante do FME.

- 9h: Avaliação do Plano Decenal Municipal de Educação de Cachoeira do Sul.

Inscrições

* Para participar da II Conferência Municipal de Educação de Cachoeira do Sul é necessário realizar a inscrição por meio do link disponível na página do Facebook do FME Cachoeira do Sul e no Observatório da Educação Municipal de Cachoeira do Sul, https://www.obemcs.com/politicaeducacional, na aba Política Educacional.

Atenção

Será emitido aos participantes um certificado de 15 horas. A solenidade e palestra de abertura da II Conferência Municipal de Educação foi realizada no dia 25 de agosto, em evento conjunto com o Conselho Municipal de Educação

Fórum Permanente Municipal de Educação (FME)

O FME conta com a participação de 25 órgãos e entidades, dos diferentes níveis e modalidades da educação e é a instituição responsável pela coordenação das conferências municipais de educação e pelo acompanhamento da execução das ações referentes ao Plano Decenal Municipal de Educação.