26 NOV 2021
Telemedicina amplia atendimento a partir desta sexta na US1
A Secretaria Municipal de Saúde terá novo médico à disposição durante o mês de dezembro.
A partir de sexta-feira (26/11) começa a funcionar na Unidade Sanitária 1, localizada junto ao Prédio do INSS (centro da cidade), o serviço de telemedicina que será fornecido pela OláMed de Porto Alegre.
A empresa está entrando no ramo de consultas por sistema de videoconferência a pacientes de clínica geral e ofertou o serviço gratuitamente à Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul por um prazo de trinta dias.
Neste período, os pacientes SUS terão a possibilidade de serem atendidos por um médico presencialmente na unidade de saúde ou receberem uma videoconsulta com um médico lotado em outra cidade.
A cabine de telemedicina, além de evitar a espera pela consulta física, também disponibilizará a possibilidade de exames rápidos como avaliação de pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura, volume sanguíneo, entre outros. Todo o atendimento será acompanhado por um enfermeiro designado para acompanhar a atuação do telemédico.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Figueiró, “esta experiência será muito importante para aprendermos um pouco mais sobre a telemedicina, que poderá ser uma solução para a dificuldade do Poder Público em obter novos profissionais em medicina para atender nossos pacientes".

Serviço equivalente já foi  colocado à disposição pelo governo municipal durante o auge da epidemia da Covid-19 no Centro de Combate à Covid (C3), junto ao CTG Os Gaudérios. "Agora, colocaremos esta segunda empresa para atender especificamente a atenção básica.

Com as experiências que estamos adquirindo vamos formatando qual modelo ideal de telemedicina deve ser implementado em Cachoeira para passar a atender a longo prazo em nossos postos de saúde, a partir do ano que vem”, complementa o secretário.

A OláMed está oferecendo à comunidade cachoeirense uma cabine de telemedicina instalada na unidade de saúde, com monitor e equipamentos, os exames e as teleconsultas com o médico - lotado em outra cidade. À Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, caberá fornecer um profissional de saúde (enfermeiro) que auxiliará na utilização da aparelhagem, o acesso à rede de internet e as acomodações na US1. Baseada nesta experiência e em outras ofertadas por empresas diferentes, é que a SMS irá formatar sua licitação para contratar a telemedicina para a rede municipal de saúde.
Durante os dias de teste, não haverá custos à prefeitura para utilização dos serviços que poderão desafogar as filas do SUS deste que é um dos postos com maior demanda de pacientes da cidade, chegando a alcançar a média de 15 mil atendimentos/mês.
Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde