02 DEZ 2021
Cachoeira ganha R$ 34 mil para investir em castrações

Cachoeira do Sul recebeu na tarde desta quarta-feira (1º) a visita da secretária de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Maria Becker. Ela veio a cidade para assinar o convênio referente ao programa estadual “Melhores amigos”. Pelo convênio, a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, receberá R$ 34 mil para aplicar em castrações de cães e gatos, machos e fêmeas.

O programa “Melhores amigos” visa desenvolver e apoiar as políticas públicas de defesa dos animais através do controle populacional de animais em situação de abandono, já que o aumento desta população amplia o risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais aos homens e vice-versa.

A esterilização de animais que estão na rua, evita que suas crias também fiquem abandonadas, o que acaba se tornando um problema de ordem pública. Em sua fala, Regina destacou a importância das políticas públicas de proteção aos animais e por isso o incentivo ao programa de castração. A secretária enfatizou inda a forma respeitosa como a causa animal é tratada em Cachoeira do Sul. O secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, comentou que ter atenção à causa animal é preservar também a saúde e a segurança pública. A primeira-dama, Vanessa Simon Germano, acompanhou a solenidade e reforçou que Cachoeira do Sul tem uma Prefeitura que defende os animais e agradeceu ao trabalho da secretária por lembrar sempre de Cachoeira do Sul.

Os números da castração em Cachoeira

- 350 castrações em 11 meses

- Aquisição do castramóvel (R$ 190 mil)

- Meta do castramóvel (1300 castrações por ano) com um custo médio de R$ 60,00 cada.

- Hoje, custo médio é de R$ 268,00