27 DEZ 2021
Smed terá escolas abertas em janeiro e fevereiro

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), manterá as escolas da rede municipal abertas nos meses de janeiro e fevereiro para a Educação Infantil e janeiro para as escolas de Ensino Fundamental.

Das escolas de Educação Infantil, apenas a EMEI Trem da Alegria (Bairro Quinta da Boa Vista), EEI Emma de Bem Garcia (Bairro Barcelos) e EMEI Sítio Encantado (Três Vendas) não receberão crianças no período. Segundo os gestores, foi feita uma pesquisa dentro das comunidades e nenhum dos pais informou a necessidade em deixar seu filho na escola neste período. De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Angela Schuh, o atendimento prioritário será para as crianças com idade de creche, até 3 anos de idade. No entanto, os pais de crianças de 4 e 5 anos (pré-escola), que não tiverem com quem deixar a criança, também podem procurar a escola para que seu filho seja atendido.

A diretora pedagógica da Smed, Solanje Louzada, frisa que é importante assegurar a convivência familiar da criança e por isso, se possível, elas devem ficar, pelo menos, um mês de férias. “A Smed possui professores contratados para prestar atendimento a todas as crianças. Mas é preciso que eles descansem também para, em fevereiro, recomeçarem o ano letivo”, garante Solanje.

DOIS PERÍODOS: A Smed dividiu o período de atividades nas EMEIs e EEIs em dois. Os pais podem escolher entre 27 de dezembro e 25 de janeiro de 2022 ou 10 de janeiro a 8 de fevereiro de 2022. Entre 9 e 15 de fevereiro, as escolas estarão fechadas para limpeza e organização. No dia 16 de fevereiro já começa a formação pedagógica dos educadores.

Programa de Recuperação da Aprendizagem para o Ensino Fundamental

Não é somente as EMEIs e EEIs que estarão abertas nestas férias. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) também estarão em funcionamento para efetivar o Programa de Recuperação da Aprendizagem, estendendo o período letivo para aqueles estudantes que as 800 horas previstas de atividades não foram suficientes para que eles atingissem o aprendizado esperado para cada ano.

As atividades serão ministradas em todas as escolas, inclusive nas do interior por um período de três semanas, entre 27 de dezembro e 14 de janeiro de 2022. Todos os alunos de 1º ao 9º anos, que não atingiram as habilidades e competências esperadas, estão sendo chamados. Além disso, os pais que entenderem que seus filhos precisam do reforço, também podem procurar a escola para tratar do assunto.

Os encontros serão voltados, também, aos estudantes que não entregaram as atividades propostas durante o ano letivo de 2021. A leitura, escrita, a interpretação e a resolução de problemas serão os principais pontos abordados neste período. Para os estudantes do 1º ao 5º ano, será aplicado nas três semanas um teste de leitura para avaliar a sua evolução.

NOVA OPORTUNIDADE EM FEVEREIRO – Após as três semanas de atividades do Programa de Recuperação da Aprendizagem, os estudantes que ainda não tiverem atingido os objetivos propostos, terão uma nova oportunidade. Entre os dias 14 e 15 de fevereiro, eles serão avaliados para verificar a possibilidade da promoção ou não.