28 DEZ 2021
Afinal, porque é tão prejudicial usar fogos de artifícios sonoros?

Muitas pessoas ainda insistem em descumprir a lei e utilizar fogos de artifícios e demais artefatos com efeito sonoro na noite de réveillon. Porém o barulho estrondoso deixa os animais, especialmente cães, gatos, aves e animais selvagens de vida livre muito assustados e estressados, o que pode resultar em grande perigo para a saúde e vida dos animais, como fugas, lesões, quedas, fraturas, parada cardiorrespiratória e até mesmo óbito.

É de extrema importância que as pessoas se conscientizem, não utilizem estes artefatos e denunciem quem o fizer. É por este motivo que a Secretaria Municipal de Obras, através do setor de fiscalização de posturas, intensificará as ações para coibir o manuseio, utilização, queima, soltura, depósito, transporte e a comercialização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que possuem estampidos (efeitos sonoros), conforme previsto na Lei Complementar Municipal 001/2004 (Código de Posturas do Município). As notificações ao comércio começaram a ser emitidas nesta terça-feira (28). As denúncias podem ser feitas através dos telefones 3724 6123 (durante o horário de expediente) e 3724 6122 (na sexta-feira).

Redobrar os cuidados com os animais nesta data é primordial para mantê-los sadios e seguros. Pensando nisto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente elaborou algumas dicas de cuidados para que a virada do ano possa ser mais tranquila.

Confira abaixo:

– Durante o dia, antes da queima dos fogos, recomenda-se sair com o animal de estimação para passear e estimular brincadeiras, a fim de gastar energia.

– Deixar seu animal dentro de casa, com portas e janelas fechadas para auxiliar no isolamento dos ruídos e também para evitar fuga. Cuidado especial para portas de vidro, para evitar cortes.

– Impedir acesso às varandas, pois o desespero pode fazer com que o animal salte.

– Deixar nesse espaço tudo que o animal mais gosta, como cama, cobertores e brinquedos.

– Não utilizar guias para evitar o risco de, ao ficar nervoso, o animal correr e se enrolar, podendo causar enforcamento acidental.

- Manter o animal com a coleira identificada pelo nome e telefone para contato.

– Evitar colocar cães e gatos juntos nesses momentos, pois podem atacar um ao outro.

– Transmitir aos animais o máximo de tranquilidade e carinho.

Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Uma pergunta:

São somente os animais que sofrem com o barulho dos fogos de artifício?

Não. Para crianças, pessoas enfermas, pessoas mais idosas e autistas, o barulho representa medo e estresse. Os autistas são afetados de forma muito negativa, por conta da hipersensibilidade de audição. As crianças geralmente se assustam e choram. Pessoas enfermas e idoso acabam se agitando devido o barulho excessivo.

Atenção:

A multa é de 20 URMs para quem descumprir as regras. Os estabelecimentos que vendem, em caso de reincidência, tem a multa multiplicada pela quantidade de infrações cometidas. Após a quinta infração, terá suas atividades interditadas e alvará de funcionamento cassado.

Autor: Patricia Miranda