07 JAN 2022
Prefeito assina contrato para manutenção das estradas do interior com dinheiro do ITR

O Prefeito José Otávio Germano assinou nesta sexta-feira (7) o contrato com a empresa Bulsing Terraplanagem, Transporte e Locação Ltda, vencedora do pregão eletrônico para prestação serviço de horas máquinas estimadas para a manutenção e recuperação de estradas vicinais de Cachoeira do Sul. O investimento será de R$ 1.315.190,00 para prestação de serviço de motoniveladora, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, rolo compactador e caminhão basculante

O pagamento desta locação será feito com recurso do Fundo Municipal de Apoio à Infraestrutura Rural do Município (Fundo Infra Rural), mantido com 60% do montante anual referente ao Imposto Territorial Rural (ITR). Os outros 40% se referem ao abate dos repasses constitucionais que devem ser destinados à educação (25%) e à saúde (15%).

O Fundo foi criado para receber recurso para a recuperação, melhoria e manutenção de estradas vicinais de Cachoeira, atendendo assim a um pedido feito pelo secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Fernando Cantarelli, que também é o presidente do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul, que levou já nos primeiros dias de gestão de José Otávio esta reivindicação dos produtores rurais. “O ITR é uma contribuição do produtor, nada mais justo que volte para o interior através de serviços e infraestrutura”, pontua Cantarelli.

José Otávio frisa que reverter este imposto ao homem do campo é fazer justiça com o dinheiro que cada um paga anualmente. “Hoje somos uma das poucas cidades do Brasil que destina o ITR para melhorar a qualidade de vida de quem está no interior”, afirma o prefeito.

Participaram da assinatura do contrato ainda o Secretário do Interior, Marcos Oliveira, e os proprietários da empresa, Júlio Bulsing Neto e Bernardo Bulsing.

Importante

A utilização do serviço acontece de acordo com a necessidade da Secretaria de Interior e a de Agricultura e Pecuária e o pagamento acontece de acordo com a prestação mensal de serviço. O contrato tem duração de 1 ano.