14 JAN 2022
Fiscalização do Covid já fez mais de 20 mil visitas

Decorridos 8 meses e 12 dias de ações ininterruptas desde o início da ação de Monitoramento e Fiscalização Domiciliar de Pacientes Positivos e Suspeitos para Covid -19, as equipes ultrapassaram a faixa de 20 mil visitas.

A ação foi uma iniciativa do Prefeito José Otávio Germano que determinou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde que montasse as equipes e coordenasse diariamente o trabalho para monitorar que os pacientes positivos ou suspeitos cumprissem o isolamento e com isto reduzir a cadeia de contágio, reduzindo o número de casos positivos e consequentemente as internações hospitalares e o número de óbitos.

Atualmente, a ação é realizada por 11 agentes de saúde, que são divididos em 4 equipes. A Defesa Civil faz o trabalho de apoio logístico com a coleta de ficha, zoneamento e distribuição por equipes e a sistematização dos dados informados pelos agentes. Todo o trabalho é monitorado e informado ao Departamento de Vigilância Sanitária, a ação conta com o apoio de todas as Secretarias que fazem um rodízio de veículos e motoristas.

Com as informações registradas até 13 de Janeiro de 2022 (nesta quinta-feira) a ação chegou a marca de 20.166 visitas, atendendo a uma estimativa de 29.967 pacientes entre positivos, suspeitos e contactantes, gerando 698 Termos de Constatações de pacientes que não foram encontrados em cumprimento do isolamento. O serviço que tinha inicialmente um caráter de monitoramento e fiscalização passou a ser adaptado promovendo um acolhimento aos pacientes, levando informações e atendimento de saúde e social aproximando o Executivo Municipal e serviços dos pacientes.

SEGUNDA DOSE: As equipes de Fiscalização passaram também a apoiar as ações de imunização da população, sendo responsáveis pelas ações de campo de busca de pacientes que estão com o esquema vacinal incompleto conforme solicitação a demanda das Unidades de Saúde, ação que já chegou a 475 pessoas.

NOVA FASE: Com a alteração do período de isolamento, haverá uma redução no número de pessoas em isolamento. Contudo, somente neste momento serão acompanhadas 1.152 pacientes, 462 positivos e 387 suspeitos, conforme Fichas de Notificações dos últimos 5 dias. Por solicitação do DVS, os agentes passarão a acompanhar o Sistema Vacinal e sintomas dos pacientes, o que será determinante para o período de isolamento dele e de seus contactantes.