21 JAN 2022
Prefeitura envia ao Dnit pedido de liberação da Ponte do Fandango

A prefeita em exercício, Angela Schumacher Schuh, encaminhou ao diretor-geral do Dnit, general Antônio Leite dos Santos Filho e ao superintendente estadual, Hiratan Pinheiro da Silva, um ofício solicitando a liberação da Ponte do Fandango, atendendo o pedido feito por empresários do ramo orizícola de Cachoeira do Sul.

De acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em torno de 70% das lavouras orizícolas estão ao sul do Município e, desta forma, para que a produção chegue aos engenhos, é necessário a passagem pela Ponte do Fandango ou travessia por balsa.

Com a passagem pela balsa, há aumento significativo no custo de produção para o produtor rural, além de impactar na economia do Município. A travessia pela balsa acaba se tornando onerosa (R$ 130,00 ida e volta) e se torna demorada, não sendo possível a logística de transporte acompanhar a velocidade da colheita no campo. O pedido é para que seja autorizado caminhões de até 36 mil toneladas e também o caminhão do Corpo de Bombeiros, que tem sido chamado com frequência para combate a incêndios devido a estiagem e ainda a passagem de micro-ônibus para transporte de pacientes.

Junto ao ofício foi encaminhado uma manifestação da Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc), assinado ainda pelo Sindilojas, Sindicato Rural, Simco, Sinmetel, CDL, Ame, ACC, Trevisan Alimentos, Engenho Treichel e Engenho Moraes.