02 MAI 2022
Defesa Civil emite alerta para chuvas volumosas e rajadas de vento

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul emitiu na tarde desta segunda-feira (02) um alerta para temporais associados à chuva volumosa, rajadas de ventos fortes e risco de cheias nos rios entre esta segunda e quinta-feira (2 a 5 de maio).

Previsão do tempo:

- Segunda-feira (02): uma área de baixa pressão que atua sobre o Paraguai, favorece as chuvas moderadas a fortes na metade norte do Rio Grande do Sul, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas. Há risco de rajadas de vento e volumes elevados na metade Norte, com acumulados entre 70 e 80 mm na faixa central na faixa central do estado, Serra gaúcha e Litoral Norte. Com as fortes chuvas, aumenta a chance de alagamentos, deslizamentos e quedas de barreiras nestas áreas.

- Terça-feira (03): entre a madrugada e a manhã, o tempo segue instável sobre o estado, com condição para elevados volumes de chuva entre o Norte e o Nordeste gaúcho, devido à atuação da baixa Aviso Hidrometeorológico – 169 pressão. Ao longo do dia, este sistema evolui para um ciclone extratropical, que se desenvolve entre a costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e mantém as chuvas fortes entre o Centro, Norte e Nordeste do estado. Os acumulados podem ultrapassar os 90 mm em áreas da Serra e Litoral Norte. Com a influência do ciclone, os ventos sopram com moderada a forte intensidade sobre o estado, com rajadas de vento que variam entre 70 e 90 km/h, especialmente na faixa litorânea, deixando o mar bastante agitado e aumentando o risco de ressaca.

- Quarta-feira (04): o tempo segue instável na metade norte, com os acumulados mais expressivos no Nordeste gaúcho, ultrapassando os 130 mm entre a Serra e o Litoral Norte. Com a manutenção do ciclone, as rajadas de vento continuam intensas no Litoral Norte e o mar segue agitado. Devido às chuvas persistentes e altos volumes, há risco de enchentes, deslizamentos e queda de barreiras.

- Quinta-feira (05): as chuvas continuam atuando com intensidade fraca a moderada na região Nordeste do estado, especialmente na Serra e no Litoral Norte, mas perdem força gradualmente no decorrer do dia à medida que o ciclone se afasta da costa gaúcha. As rajadas de vento ainda sopram com intensidade moderada a forte na faixa entre o Litoral Médio e Norte. Tendência: na sexta-feira (06), a tendência é que uma massa de ar seco e frio avance sobre o estado, fazendo com que o tempo volte a ficar firme e com temperaturas baixas.

FONTE: Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Agência Nacional da Águas (ANA)

Autor: Patricia Miranda