11 MAI 2018
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Setor arrozeiro gaúcho que redução de ICMS para 4%

Prefeitos, secretários de Agricultura, autoridades do setor orizícola e produtores participaram, nesta quinta-feira (10), do debate sobre a Crise da Cadeia do Arroz e o Impacto Econômico e Social nos Municípios, promovido pela Famurs, com a Federarroz, a Fetag-RS, a Farsul, e o Irga.

No evento, foi decidido que entregue um documento ao governo do Estado e à Assembleia Legislativa, solicitando a diminuição do ICMS do arroz em casca para 4%, até o volume de um milhão de toneladas; o restabelecimento da unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) de Rio Grande priorizando o embarque de arroz; e a rediscussão, renovação e revitalização integral do Irga para manutenção do quadro técnico e atuação” informa o secretário de Desenvolvimento, Ronaldo Tonet, que representou a Prefeitura de Cachoeira do Sul no encontro.

Na oportunidade, o diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Barata, apresentou dados técnicos sobre o setor orizícola no Rio Grande do Sul. Segundo Barata, o Estado produz oito milhões de toneladas de arroz em 1.071.377

hectares, o que representa 55% da área cultivada no Brasil e 70,2% da produção nacional.