23 ABR 2018
AGRICULTURA E PECUÁRIA
SMAP começa suas atividades junto ao Grupo de Ovinos

Em reunião almoço realizada na sexta feira, 20 de abril, na sede do Sindicato Rural a Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária juntamente com SEBRAE, SENAR e EMATER, deram início às atividades com o grupo de ovinos do Programa Juntos para Competir.

Existente desde 2014, quando foi demandado o Programa pela SMAP, o grupo que é composto atualmente por 20 produtores, desenvolve atividades que capacitam os criadores nas áreas de produção, gestão e mercado além das consultorias que estes recebem diretamente e de forma individual nas propriedades com a finalidade de sanar dúvidas e organizar informações para subsidiar seus sistemas de produção.

Entre as atividades que serão desenvolvidas estão o curso de Relacionamento Interpessoal para otimização do relacionamento entre os produtores e troca de informações, compras coletivas, oficina com o consultor e veterinário Daniel Barros cujo tema é “A ovinocultura é um bom negócio?” que compara a criação de ovinos com outras atividades agropecuárias. Com o objetivo de aumentar a participação de produtores no grupo, o Programa Juntos para Competir – Ovinos colocou à disposição mais quinze vagas que serão preenchidas com ovinocultores do Núcleo Cachoeirense de Criadores de Ovinos, possibilitando assim um maior facilidade de se concretizar a comercialização da carne ovina, que se constitui no objetivo final do ciclo de quatro anos até 2020.

Durante a reunião foi distribuída a “Planilha de Acompanhamento de Rebanho” que será imprescindível para melhora dos índices de produção do rebanho, possibilitando identificar os problemas e encontrar soluções. A planilha foi desenvolvida pelo Departamento Animal da SMAP obtendo plena  aprovação do SEBRAE e SENAR e contou com o apoio do Sindicato Rural para sua confecção .O programa conta com o acompanhamento do Depto. Animal da SMAP em todas a atividades, através da Médica Veterinária Luciane Müller e do diretor da pasta Diego Cruz.