13 MAI 2022
SMEd apresenta o Programa de Recomposição de Aprendizagens

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul realizou nesta semana a formação mensal para gestores de escolas de ensino fundamental e de educação infantil, com a participação também de supervisores escolares. Em sua fala na abertura, durante a manhã, a secretária municipal de Educação Angela Schuh reforçou que os prejuízos à aprendizagem, no período pós-pandemia, são significativos. “Estamos fortalecendo o suporte às escolas, compartilhando as responsabilidades com as diretoras e supervisoras, e vamos em busca de recompor aprendizagens através da qualificação do trabalho em sala de aula e dos projetos complementares”, disse a secretária. Angela falou ainda da programação de aniversário da SMEd, que completa 74 anos no mês de julho.

Durante a formação, a SMEd apresentou o Programa de Recomposição de Aprendizagens, que engloba várias ações e estratégias, através dos projetos que serão desenvolvidos.

Um dos projetos, já em execução em 4 escolas, é o Formando “Campeões”. Através dele, a SMEd está criando centros de treinamento nas principais modalidades esportivas, com aulas no turno inverso. Entre os requisitos para participar do treinamento, estão a boa frequência e bom comportamento dos alunos. O “Formando Campeões” vai ser lançado oficialmente na terça-feira, dia 17, na Escola Getúlio Vargas, uma das participantes desta primeira fase, assim como as Escolas Manoel Carvalho Portella, Dinah Neri Pereira e Taufik Germano.

Outro projeto apresentado foi o “Jornal na Escola”, que será desenvolvido com alunos do 7º, 8º e 9º ano pelos professores de língua portuguesa e supervisores escolares. O Jornal será uma atividade multidisciplinar e integrada aos demais assuntos estudados, onde as escolas organizarão um material – impresso ou digital – com notícias produzidas pelos alunos.

Programa Recomposição de Aprendizagens – Durante a formação, foram abordados ainda os Projetos “Educar Pra Valer”, “Eu Saudável”, “Tempo de Aprender”, Reforço Escolar, Explorador Kids e Ferramenta Khan/Aprimora, todos integrantes do Programa da SMEd.

Autor: Eloisa Uliana/Assessoria de Imprensa da SMEd