17 MAI 2022
Albergue vai abrir mais cedo para receber as pessoas em situação de rua

A Secretaria Municipal de Inclusão Social (Smis) definiu que entre hoje até a próxima terça-feira (24), o Albergue Municipal abrirá a partir das 16h e a saída poderá ser até 8h da manhã. A medida foi tomada devido à previsão de fortes ventos e frio no Rio Grande do Sul para os próximos dias.

Até a noite passada, 13 pessoas estavam albergadas. Ainda não há previsão de quantos buscarão o serviço a partir de hoje, mas a Smis está preparado mais colchões, cobertores, alimentos e mais servidores para atender aos que necessitarem. Lá, além de poderem dormir em um local adequado, eles recebem jantar e café da manhã.

Na manhã desta terça-feira a equipe da Smis iniciou uma busca ativa para oferecer assistência as pessoas em situação de rua, chamando-os para passarem a noite no abrigo, fica na Rua Nicolau Ross, no Bairro Oliveira.

Importante

A queda nas temperaturas também tem impacto na saúde das pessoas, especialmente nas que vivem nas ruas e estão em alto risco de desenvolver hipotermia, problema que pode afetar os órgãos do corpo e levar à morte.

Quando a pessoa é exposta a temperaturas muito baixas, o corpo apresenta uma queda na temperatura para valores abaixo de 35°C, desenvolvendo um quadro chamado de hipotermia. A hipotermia pode apresentar tanto sintomas leves (frio nos pés e nas mãos ou tremores), quanto outros mais graves, como confusão mental e até a morte

Autor: Patricia Miranda