10 JUN 2022
SMAP apoia e prestigia oficina do projeto Flores Para Todos

Aconteceu nesta semana mais uma etapa do Projeto Flores para Todos. O encontro foi na localidade de Passo do Moura, na residência de Odete Menezes, que é participante do projeto, agricultora e feirante.

O Flores Para Todos, é um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que teve início no final de 2017 com a proposta de ser uma ligação entre os conhecimentos desenvolvidos na academia e a sociedade, os agricultores e as escolas.

Durante o dia foi realizada a Oficina Técnica: Buquês. O responsável pela oficina foi Prof. Nereu Augusto Streck, Coordenador Equipe Phenoglad e do Projeto Flores para Todos – UFSM.

Participaram da oficina: Reginara Siqueira, Rosane Mayer, Odete Menezes, Silvane Petri e Isabel Vivian, extensionista da Emater – Cachoeira do Sul. A oficina ainda contou com a presença das servidoras: Adriana Horbe, Monique Porto e Tatiane Kilian, da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária.

Na oficina, as participantes trabalharam com as técnicas de confecção de buquês entendendo as dinâmicas que existem desde a colheita até a comercialização. A oficina possibilitou de forma efetiva a valorização da produção, para estas participantes que deram início no projeto com a cultura de gladíolos em 2018, e hoje contam com gladíolos, statice, girassol de corte e dália, visando uma diversificação na renda dentro das suas propriedades.

Prestigiaram o evento:

Luciano Schuch – reitor da UFSM

Fernando Cantarelli Machado – Secretário Municipal da Agricultura e Pecuária

Luciano Mazuim – Chefe do Escritório / Emater

Gilmar Desconzi – SENAR

Para saber mais sobre o projeto use nas redes sociais a #floresparatodos.

Autor: Patricia Miranda