22 JUN 2022
Prefeitura distribuirá 771 cestas básicas para famílias rurais afetadas pela estiagem

As famílias rurais afetadas pela estiagem que causaram expressivos prejuízos públicos e privados serão contempladas com recursos federais captados pelo Gabinete do Prefeito José Otávio Germano, através do Decreto Municipal n° 006/2022, como ações de resposta de Defesa Civil.

O Município recebeu o valor de R$ 257.884,01, através do Cartão Nacional de Pagamento de Defesa Civil (CNPDC), modalidade implementada pelo Governo Federal para agilizar o pagamento das compras efetuadas. O valor será investido em ações de resposta através da aquisição de kit alimentação, combustível, locação de caminhão-pipa e aquisição de tanques móveis.

Em razão do reconhecimento do Decreto Municipal no qual a Defesa Civil faz a elaboração de relatórios e projetos habilitando o município através do Sistema Integrado de Informações de Desastres, S2ID, além do valor recebido no cartão, a Prefeitura de Cachoeira do Sul recebeu R$ 73.488,00 do Governo Federal para despesas de custeio junto a Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIS). Está ainda habilitada no Programa Avançar RS – Agropecuário para construção de microaçudes, para o recebimento de recursos e habilitação em programas federais e estaduais, bem como a agilização de seguros agrícolas.

Na manhã desta terça-feira, o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior se reuniu com o secretário de Obras, Marcos Carneiro, o de Inclusão Social, Itamar Luz, a de Interior, Carolina Larrondo e o diretor da Secretaria de Agricultura, Diego Cruz, para fazer os últimos ajustes sobre a entrega das cestas básicas.

VALOR PARA AÇÕES DE RESPOSTA: R$ 257.884,01

Kit Alimentação: será investido o valor de R$ 132.835,59 em 771 unidades de cestas básicas que contemplarão 251 famílias por três meses, totalizando mais de 20 toneladas de alimentos. A empresa vencedora do processo licitatório é a LJ Bredow, de Novo Cabrais.

Locação de caminhão-pipa: locação de um caminhão-pipa pelo período de três meses aumentando a capacidade de transporte de água reduzindo o tempo de espera das famílias. Valor total da locação: R$ 51.000,00. A empresa vencedora do processo licitatório é C. Beatriz Kist Kruger.

Aquisição de tanques móveis: será adquirido dois tanques móveis de 5 mil litros cada, com motobombas para abastecimento de comunidades, ampliando em 100% a capacidade de transporte atual do município, sendo que os tanques móveis podem ser adaptados em diferentes caminhões. Valor total de R$ 19.948,42. Empresa vencedora do processo é Vinimax.

Combustível: aquisição de combustível tipo Diesel S10 para abastecimento dos veículos utilizados para transporte de água e material para as famílias afetadas. Valor de R$ 54.060,00. A empresa vencedora do processo licitatório é SIM Rede de Postos LTDA.

DISTRIBUIÇÃO DO KIT ALIMENTAÇÃO

A distribuição de Kit Alimentação segue normas de atendimento de normativas de Defesa Civil. Serão contempladas 257 famílias de produtores e trabalhadores rurais afetados pela estiagem e cadastrados pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Pecuária e Inclusão Social, sendo essencial possuir o Número de Inscrição Social (NIS) atualizado.

Por se tratar de famílias rurais, a Prefeitura Municipal fará a entrega em pontos regionalizados para agilizar a distribuição e facilitar o acesso das famílias. Técnicos da Equipe Volante da SMIS estão em contato com as famílias para informar sobre a entrega.

Para o recebimento é obrigatório estar presente o titular do cadastro, portando documento com foto.

Cronograma de Entrega

- 23/06/22 – Quinta-feira – Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus – Piquiri Posto Schell

- 24/06/22 – Sexta-feira – Escola Municipal Pio XII – Cerro dos Peixotos

- 27/06/22 – Segunda-feira – Entrega para famílias e comunidades individualizadas.

Descrição e Quantidade dos Itens que compõe o Kit Alimentação:

- 5 kg de açúcar Tipo Cristal

- 5 kg de arroz